O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) recebeu doação de R$ 3 milhões do Banco Itaú Unibanco para atualizações do novo acelerador linear e objetos simuladores de controle de qualidade disponibilizado pelo Plano de Extensão da Radioterapia (PER/SUS). A doação só foi possível graças ao apoio e empenho do Deputado Federal Vinícius Carvalho no projeto de adesão ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) para captação de doadores.
A realização da doação do Banco Itaú é um marco na história do Hospital das Clínicas de Marília e representa, além do reconhecimento, um investimento e confiança no trabalho realizado pelo HCFAMEMA na área oncológica. Ademais, a doação de R$ 3 milhões vem para contribuir com a melhoria do acesso às necessidades dos pacientes oncológicos em tempo oportuno, com tecnologias mais precisas e eficientes bem como atender às exigências das legislações pertinentes à área de radioterapia.
O trabalho para essa conquista ocorre desde 2024, com grande empenho e auxílio do Deputado Federal Vinícius Carvalho, que junto ao Ministério da Saúde, vem apoiando para obter recursos para as obras relacionadas à oncologia e radioterapia do HCFAMEMA. Além do Deputado, toda a equipe da radiologia do hospital vem trabalhando com muito zelo e dedicação para a concretização positiva do projeto, ao mesmo tempo em que realiza atendimento humanizado dos pacientes que chegam até o hospital.
Participaram da reunião: o secretário estadual da saúde, Eleuses Paiva; o deputado federal, Vinicius Carvalho; o superintendente do HCFAMEMA, dr. Tarcísio Machado; o chefe de gabinete do hospital, dr. Igor Bienert; superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Jorge Lima; coordenador do Banco Itaú, Algo Vasconcellos Neto; a analista do Banco Itaú, Andreza Nascimento; Eloisa Capel, diretora da FAMAR; Maria do Carmo dos Santos, diretora tesoureira da Fundação; Tatiana Loscher, coordenadora da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira; Débora Teixeira do Amaral, assessora técnica da Coordenadoria de Saúde da SES-SP; e dra. Sônia Freire, médica GPA/CRS.