O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA publicou em seu site na quinta-feira, dia 25 de março, o Relatório Analítico da Gestão do ano de 2020. O documento foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Autarquia Estadual de Saúde neste mesmo dia.
O relatório de gestão é o documento que apresenta o desempenho de todas as atividades realizadas no hospital durante o exercício de 2020, com projeções para 2021 e perspectivas futuras.
Segundo a Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, o ano de 2020 foi desafiador. “A situação de pandemia que estamos vivenciando ocasionou um impacto nas ações de assistência à saúde de dimensões jamais vistas. Ainda assim, continuamos avançando com as melhorias dos nossos processos de trabalho, renovando o parque tecnológico, qualificando nossos profissionais e investindo ainda mais em qualidade de serviço e na segurança de todos”, declarou.
O HCFAMEMA possui cinco departamentos de saúde (DASAC, DASMI, DASAmb, DASADT e DASHEMO) para coordenar a assistência como referência pelo SUS em média e alta complexidade para uma população de 1,2 milhão de habitantes de 62 cidades da região, compreendendo as microrregiões de Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã.
Com um orçamento de R$ 159,9 milhões em 2020 o HCFAMEMA manteve uma área física de 34.811 m2, distribuídos em cinco endereços dentro de Marília, abrigando 2.430 colaboradores, para uma oferta de 199 leitos adultos e 111 leitos geriátricos, obstetrícios ou pediátricos.
No exercício de 2020 o HCFAMEMA a produção hospitalar foi de 4.097 cirurgias, 1.506 partos, 11.100 Internações AIH e 254.621 Procedimentos Diagnósticos. Já a produção ambulatorial foi de 15.532 cirurgias, e 216.715 atendimentos multiprofissionais.
O relatório, de 55 páginas, ainda faz detalhamento dos principais investimentos realizados no ano, dos equipamentos novos que foram adquiridos, a reativação da ressonância magnética, os destaques da gestão, a implantação de novos serviços de atendimento ao paciente, como a Televisita e a Telemedicina, com a criação do aplicativo HC Tá Na Mão, bem como todas as ações de enfrentamento da pandemia da COVID-19, inclusive as doações da sociedade.
O documento ainda apresenta as próximas perspectivas e projetos para 2021, como avançar a execução do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS, que irá adquirir mais um acelerador linear para o hospital, reformulação da Unidade de Alimentação e Nutrição, implantação da Unidade de Cuidado Integral ao AVC, ampliação da Unidade Coronariana, implantação da Unidade de Cuidados Paliativos, criação do Centro Oncológico, instituição do HC Verde, criação do Centro de Apoio ao Colaborador (CAC), Programa de Desenvolvimento de Gestores e Programa de Desenvolvimento de Colaboradores.
“Estamos encerrando o ano mais uma vez com a sensação de dever cumprido. Vamos iniciar 2021 com novos desafios, reafirmando nosso objetivo de ser modelo de excelência em gestão, reconhecido pela qualidade da assistência à saúde e por práticas inovadoras para o desenvolvimento humano e social, assumindo cada vez mais um papel estratégico para a região, sendo referência em média e alta complexidade para os municípios da área de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Marília”, analisou a Superintendente.
A publicação do Relatório Analítico de Gestão do HCFAMEMA 2020 está hospedada na página de Documentos Institucionais no endereço do Portal do HCFAMEMA na Internet, o www.hc.famema.br. É possível acessar também através do link: https://bit.ly/3u2t0d3.