Neste mês de outubro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA voltou a disponibilizar o atendimento e tratamento com Betaterapia em sua na Unidade de Radioterapia.
A Betaterapia é comumente utilizada no tratamento superficial de lesões malignas ou benignas da pele, bem como no intuito profilático para formação de Cicatriz Quelóide (geradas após procedimentos cirúrgicos, como cesárias, cirurgia plástica e outras abordagens). Os pacientes recorrem a este tratamento após passarem por avaliação criteriosa do cirurgião e/ou médico especialista.
De acordo com o médico Radio-Oncologista Dr. Yuri Crempe, a Betaterapia ou Radioterapia por radiação β (beta), não penetra profundamente nos tecidos. O uso é limitado a pequenas lesões superficiais, com cerca de 75% das partículas β sendo efetivas nos primeiros 2 mm de tecido e grande parte do restante pelo próximo 1 mm.
“O tratamento se aplica, em especial, aos pacientes com histórico de formação de Cicatriz Quelóide, e o tratamento apresenta uma eficácia de aproximadamente 80%, evitando-se assim as chances de formação de nova alteração cutânea após a utilização deste procedimento”, explica Dr. Yuri.
Para receber esse tratamento no HCFAMEMA é necessário encaminhamento pelo cirurgião e/ou médico especialista das Unidades de referência, tanto públicas quanto privadas, para que tenha um atendimento e avaliação do médico Radio-Oncologista da nossa Instituição.
Dr. Yuri Bonicelli Crempe
Médico Especialista em Radio-Oncologia da Unidade de Radioterapia do HCFAMEMA