Nos dias 10 e 11 de junho, o HCFAMEMA recebeu os facilitadores do Hospital Sírio Libanês do Projeto Lean Fase 2, doutora Jhennyfer Boritza, médica cirurgiã geral, e o engenheiro de produção e especialista de processos, Wendell Guilherme do Prado, para a 6ª Visita referente ao projeto do Ministério da Saúde no hospital de Marília.
Na ocasião, foram apresentados os indicadores das Unidades de Internação e do Centro Cirúrgico obtidos com as ações já implementadas até o momento. Além disso, houve a apresentação dos Planos de ação, evolução do 5S nas unidades, Kamishibai, Bate-mapa e Mapeamento SMED no Centro Cirúrgico, e apresentação de relatórios A3 sobre o Kanban, Kamishibai, 5S, Protocolo de Alta e Plano Terapêutico.
Foram revisadas as ferramentas utilizadas desde a Fase 1 do Projeto Lean nas Emergências, como o Huddle diário, cálculo do Nedocs, gatilhos para a ativação do Plano de Capacidade Plena e também foi realizado o GENBA no Centro Cirúrgico junto às equipes.
O Projeto Lean é desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e executado em parceria com os hospitais Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento. Os objetivos do projeto são reduzir a superlotação dos hospitais, otimizar fluxos de atendimento, diminuir desperdícios e buscar melhorias contínuas de processos de trabalho, contribuindo assim com a qualidade e segurança dos pacientes.