O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA realizou de junho a outubro um total de 85 videochamadas por celular entre pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 e seus familiares ou amigos. A Sala de Situação, grupo multiprofissional criado para planejar o combate à pandemia no hospital, divulgou no dia 26 de outubro um balanço dos cinco meses do serviço, criado em 1º de junho desse ano como alternativa à restrição das visitas presenciais por causa do risco de contágio.
A Televisita é um serviço que visa a melhoria da qualidade dos atendimentos nas Unidades Assistenciais, proporcionando o contato, mesmo que à distancia, dos familiares e amigos de pacientes internados, respeitando e humanizando o cuidado em saúde, não apenas no campo biológico, mas também no campo psíquico, garantindo a manutenção do vínculo afetivo e social no processo da dinâmica do cuidado.
Nos cinco meses do serviço, foram três televisitas em junho, 25 em julho, 26 em agosto, 18 em setembro e 13 em outubro. Deste total, foram seis tentativas sem sucesso, sete em que houve recusa de familiar e 24 televisitas ocorreram antes do óbito.
O Projeto da Televisita foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação em parceria com a Gerência Multiprofissional do próprio HCFAMEMA e o acompanhamento e mediação das videochamadas entre pacientes e familiares é promovida por uma equipe de profissionais de saúde, denominada “Time de Comunicação” que faz o elo do paciente com seus familiares e amigos. Para execução deste novo serviço o HCFAMEMA contou com importantes parceiros do setor privado, que contribuíram com a doação de Tablets a serem disponibilizados aos pacientes para a Televisita.
Doaram os equipamentos eletrônicos a Indústria Jacto, comerciantes da Associação Comercial de Marília e o Supermercado Tauste. Para acessar o serviço da Televisita é preciso baixar o aplicativo HCFAMEMA Tá Na Mão no tablet ou celular, fazer o cadastro e solicitar o agendamento da videochamada com o paciente.