O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA – participou do 1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), com apoio do Instituto Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e Comunitas.
Ocorrido nos dias 20 e 21 de maio, o Fórum mostrou a importância de diálogo entre municípios e instituições tanto públicas como privadas, sobre a urgente necessidade de ampliação da oferta de serviços para ser possível o atendimento de mais pessoas. Ainda, trouxe a importância que a equipe multiprofissional tem para que as ações e estratégias sejam possíveis.
O HCFAMEMA participou através do trabalho “Implantação do Programa Diga não à violência no Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil”, que tem por objetivo desenvolver projetos dentro do hospital sob a ótica de três pilares: prevenção, assistência e reabilitação às vítimas de violências atendidas no Materno Infantil. Iniciado pelo pilar da assistência, o foco neste momento é melhorar a abordagem da equipe multiprofissional no acolhimento e manejo de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violências sexuais atendidas no departamento.
As representantes do HCFAMEMA foram Doutora Mirian José Rosa, Diretora da Saúde da Mulher no Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil, e a enfermeira Tereza Raquel Schorr Calixto, Assessor técnico em saúde pública III, do DASAC. Ainda, estiveram presentes no evento, Doutor Eleuses Paiva, Secretário de Saúde de São Paulo; Carlos Antônio Luque (FIPE); Regina Esteves (Comunitas); Socorro Gross (OPAS/OMS no Brasil); Geraldo Reple Sobrinho (COSEMS-SP); e Claudia Maria Afonso de Castro (MS-SP).