A Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA prestigiou na manhã desta quarta-feira, dia 28 de abril, a apresentação das novas instalações criadas pela Prefeitura de Marília para reforçar a estrutura assistencial de atendimento a pacientes com sintomas respiratórios decorrentes da COVID-19 no município. O Polo Emergencial de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde foi montado com 17 leitos de internação, sendo 16 vagas em ala de enfermaria e uma vaga na ala de urgência, com equipamentos de terapia intensiva.
O Polo Emergencial de Saúde foi instalado na Avenida Mem de Sá, 360, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília. Ele irá dar suporte direto para os locais de triagem e primeiro atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 que apresente sintomas respiratórios, o Pronto Atendimento (Zona Sul) e Unidade de Pronto Atendimento (Zona Norte). O local vai oferecer atendimento temporário e intermediário, enquanto os pacientes aguardam vagas nos leitos hospitalares, da Santa Casa de Misericórdia de Marília, do Hospital da Unimar (ABHU) ou do HCFAMEMA.
O local funcionará 24 horas todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, com os profissionais trabalhando no sistema de plantão 12×36, havendo sempre um médico, um enfermeiro e seis técnicos de enfermagem para o atendimento.
A entrega do Polo Emergencial contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso; do vice-prefeito Cícero do Ceasa; do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; dos vereadores Elio Ajeka, Vânia Ramos e Ivan Negão, que foi representado pelo seu chefe de gabinete, Renato Paulino.
Estiveram presentes também representantes da DRS (Diretoria Regional de Saúde), Conselho Municipal de Saúde, ABHU, Santa Casa, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e UBS Nova Marília; além do coordenador Geral de Urgência do Município, Dr. André Carácio; e dos servidores que estarão trabalhando no local.
A Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, não pode participar pelo fato de uma reunião com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, mas foi representada no encontro pela assessora técnica da Superintendência, a enfermeira Márcia Parente S. Lamante.
“Tomei ciência de como ficou o espaço, muito bem organizado e pronto para atendimento aos pacientes. Parabenizo a todos pela organização e esforços para que essa ação fosse concretizada. Continuamos todos com a esperança de dias melhores”, disse Dra. Paloma.