No dia 10 de agosto, aconteceu o 1º Simpósio de Baixa Visão e Prótese Ocular, no auditório da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. O evento teve por objetivo a capacitação de profissionais envolvidos no projeto que é uma parceria entre HCFAMEMA, Rotary Club de Marília-Pioneiro e a FAMEMA.
Idealizado pela Professora Dra. Simone Ribeiro Araújo de Almeida – Coordenadora do Programa de Residência Médica em Oftalmologia da FAMEMA, o Projeto de Subsídio Global de Prótese Ocular nasceu a partir da necessidade de pacientes que aguardavam há muito tempo por prótese ocular. Com isso em mente, Dra. Simone entrou em contato com o Rotary Club de Marília-Pioneiro, iniciando a parceria entre o clube, o HCFAMEMA e a Faculdade de Medicina de Marília.
“As próteses oculares, os chamados ‘olhos de vidros’, ajudam a resgatar a autoestima da pessoa, além de reconstruir a anatomia do rosto”, explica Dra. Simone.
E o resultado? Mais de 200 próteses oculares foram produzidas e adaptadas para os pacientes!
Para a superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes, o projeto destaca a essência do SUS, pois conta com a colaboração de pacientes, gestores e funcionários das entidades participantes com o único objetivo de levar um bom resultado para a sociedade.
A coordenadora do projeto pelo Rotary Club de Marília, Monaliza Andréa Salemme Marega ressaltou a importância do evento como uma oportunidade de conscientização e disseminação da iniciativa.
“O projeto traz a dignidade novamente para o indivíduo, sendo muito importante para ele voltar a participar da sociedade”, completa o Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz, diretor geral da FAMEMA.