(Health Artificial Intelligence Study)
O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA implantou o HAIS (Health Artificial Intelligence Study), que consiste em um grupo de estudos para propor soluções inovadoras por meio do uso da Inteligência Artificial, como o Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Web Semântica e Ontologias.
O grupo, de adesão voluntária, é resultado do DTI Learning, outro projeto deste Departamento que resultou no 1º Fórum de Saúde 4.0 do HCFAMEMA em 2019. Com duração aproximada de um ano, os colaboradores do setor puderam adquirir mais conhecimentos e trocar experiências com especialistas externos e internos da Instituição.
Como resultado do HAIS, o DTI também apresentou o Prescription. Este projeto permite validar as receitas e equilibrar a autonomia médica com a restrição de prescrição através de orientação e recomendação ao médico prescritor.
O sistema utiliza as bases de dados das Denominações Comuns Brasileiras (DCB), com cerca de 12 mil princípios ativos, além da CEMED com uma lista de medicamentos de aproximadamente 26 mil apresentações, e também da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) que relacionam-se através da Ontologia feita pelo HAIS.
Assim, o sistema é capaz de reconhecer as entidades – medicamentos ou princípios ativos – que são descritas nos receituários médicos e validá-las ao apontar os que fazem parte da RENAME, ou se precisam ser feitos pelo Laudo de Solicitação de Medicamentos Especializados (LME) e se podem ser encontrados em Farmácia Popular. Em seguida, fornece orientações aos médicos e pacientes sobre como proceder com a documentação necessária e onde esses medicamentos podem ser encontrados, garantindo maior segurança e assertividade.
Por meio dessas iniciativas e sistemas, o DTI espera gerar economia para o HCFAMEMA, possibilitando investimentos e iniciando um ciclo que poderá torná-lo também uma referência como Hospital Digital.