A Gerência de Gestão, Planejamento e Avaliação (GGPA), por meio do Núcleo de Informação à Saúde e Planejamento Estratégico, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA iniciou nova fase de desdobramento e acompanhamento das atividades propostas para alcance de metas do Planejamento Estratégico 2021.
Através da facilitação das diretorias do GGPA (Núcleo de Informação à Saúde e Planejamento Estratégico) estão se reunindo com cada departamento para alinhamento e monitoramento de tarefas e indicadores. O objetivo é garantir uma gestão participativa e identificar ações e correções de estratégias em menor tempo, mitigando impactos negativos e intensificando ações e resultados positivos em cada perspectiva.
“Utilizamos como metodologias, o BSC (Balanced Scorecard) e matrizes estratégicas para desdobramentos, capacitação dos envolvidos e monitoramento de ações”, declarou a diretora técnica do GGPA, Cláudia Maricate Santos de Carvalho. Ela é enfermeira com especialização em gestão de pessoas e gestão hospitalar.
O Balanced Scorecard — BSC, por exemplo, é uma das metodologias mais respeitadas quando se trata de medição de desempenho, definição de estratégias e planejamento nas organizações, por permitir medir o progresso da instituição em relação às suas metas de longo prazo. O conceito foi criado por David Norton e Robert Kaplan, dois professores renomados da Universidade de Harvard.
São definidas tarefas e indicadores relacionados ao desempenho dos projetos e departamentos, acompanhando com proximidade resultados e possíveis impactos no Planejamento Estratégico, nas metas qualitativas e quantitativas do convênio SUS, frente ao ano tão peculiar em relação ao enfrentamento da saúde durante período crítico da pandemia.
“O GGPA tem como objetivo ser facilitador, subsidiando diretores em ferramentas estratégicas e superintendência no acompanhamento de resultados assistenciais e administrativos nos âmbitos estratégicos, táticos e operacionais”, explicou Claudia.