A autarquia estadual Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) completa sete anos nesta sexta-feira (06/05). Uma trajetória recente diante da história de 56 anos do hospital, mas com conquistas inéditas que representam grandes avanços na Saúde pública da região.
A maior delas e mais recentemente comemorada é a unificação das unidades hospitalares, projeto já em fase de licitação e que irá construir e anexar o novo Hospital Materno Infantil ao Hospital das Clínicas Adulto.
Um investimento nunca antes anunciado para a Saúde do município, e que soma ao todo mais de R$ 66 milhões.
“É o momento de refletirmos sobre a trajetória, sobre a luta pelo Sistema Único de Saúde, pela população de 62 municípios e principalmente para a necessidade de que todos tenham acesso à Saúde de qualidade em tempo hábil.
O HCFAMEMA completa mais um ano de avanços e conquistas; méritos de um trabalho de equipe composta por mais de 2,3 mil pessoas”, afirmou a superintendente do HCFAMEMA, Paloma Libanio.
A dia do aniversário faz referência à data de 6 de maio de 2015, quando através da Lei Complementar nº 1.262, criou-se a instituição HCFAMEMA com independência administrativa e financeira do antigo complexo Famema. “A partir de então o HCFAMEMA ficou responsável pela área assistencial em Saúde e a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) pela gestão acadêmica e ensino”, acrescenta.
O HCFAMEMA tem como missão cuidar da saúde das pessoas em média e alta complexidade, integrando o Sistema Único de Saúde (SUS), sempre com o propósito de garantir aos pacientes o acesso às tecnologias necessárias para a resolução de suas necessidades de saúde.
A instituição faz parte da Rede Regional de Atenção à Saúde, como uma das principais referências da rede de atenção à saúde do Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS-IX, que abrange 62 municípios, agrupados em cinco microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã).
Tamanha representatividade se deve às mais de 30 especialidades médicas e multiprofissionais, com alta complexidade em Ortopedia e Traumatologia, Oncologia, Cardiovascular e Neurocirurgia, sendo referência em procedimentos de cardiologia intervencionista, com centro de atendimento de urgência tipo I aos pacientes de AVC e atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva e às pessoas com obesidade.
O hospital é também habilitado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), com serviço de radioterapia, contemplado no Plano de Expansão da Radioterapia no SUS; Serviço hospitalar para tratamento AIDS; OPO; Banco de tecido ocular humano; Hospital Amigo da Criança; Componente da Rede Cegonha; Assistência ventiladora não invasiva aos portadores de doenças neuromusculares; sendo Referência em Gestação de Alto Risco; – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas; Certificação ISO 9002 em diversas áreas e outras certificações nos laboratórios do Hemocentro.
Com a pandemia do Novo Coronavírus, o HCFAMEMA também se tornou referência para atendimento de pacientes com COVID-19 com disponibilidade de leitos de enfermaria, UTI adulta e pediátrica. O hospital ainda oferece atenção as pessoas em situação de violência sexual, uma Unidade Coronariana e parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro. “Todo o progresso só foi possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e do trabalho contínuo de todos os profissionais que aqui atuam. Parabéns a todos nós”, concluiu.