O HCFAMEMA apresentou, no dia 20 de dezembro de 2023, os resultados obtidos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, na Colaborativa “Saúde em Nossas Mãos – atitudes que salvam vidas”, desenvolvido nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) do hospital.
Coordenado pela médica intensivista, professora doutora Silene El Fakhouri, a qual também coordena a UTI Adulto do HCFAMEMA, o programa tem por objetivo salvar vidas, reduzir gastos e fortalecer a segurança do paciente nas unidades por meio da prevenção das IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), que acomete milhões de pacientes todos os anos.
No HCFAMEMA, a economia gerada com a implementação e prática do PROADI-SUS foi de, aproximadamente, R$ 1.711.556,00, sendo possível salvar 64 vidas até setembro de 2023. Os números são considerados um sucesso, com uma queda significativa nas IRAS da UTI adulto do hospital.
A enfermeira Mary Angela de Oliveira Ramos, analista do Serviço de Controle de Infecção Hospitar (SCIH), colaboradora do HCFAMEMA há 19 anos, apresentou os indicadores de controle de infecções obtidas com o PROADI-SUS e comemorou o sucesso da iniciativa: “a sensação é de vitória, como se a gente tivesse ganhado a Copa do Mundo!”.
Vanessa Cecília de Azevedo Michelan, enfermeira coordenadora chefe da UTI, falou sobre as melhorias implementadas na Unidade, incluindo aspecto bio psico sociais. “Fizemos reuniões semanais para conversarmos sobre o que estávamos trabalhando e como poderíamos melhorar ainda mais. Foi um trabalho interdisciplinar, que envolveu diversos setores.”
Para finalizar, a coordenadora do projeto no HCFAMEMA, doutora Silene, informou que a partir de janeiro de 2024, terá a abertura e implementação das boas práticas aprendidas com o PROADI-SUS nas UTIs do HCFAMEMA.
HCFAMEMA
(14) 3434-2525
www.hc.famema.br
#HCFAMEMA #saúde #hospital #hcmarilia #sus #saude #saúde #saudepublica #comunidade #proadisus #proadi