A farmacêutica Vanessa Casagrande, responsável pelo Núcleo de Farmácia Clínica, vinculado a Gerência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, foi convidada pela coordenação do curso de graduação em farmácia da Unimar para proferir na noite de quarta-feira, dia 19 de maio, palestra online aos alunos sobre “A importância do farmacêutico na farmácia hospitalar”.
Vanessa é egressa da Unimar, após a graduação se tornou mestre em “Ensino em Saúde” pela Famema e atualmente está se doutorando no programa “Pesquisa e Desenvolvimento – Biotecnologia Médica” FMB/Unesp (Botucatu). No HCFAMEMA ingressou pela Fumes em 2005 e além de atuar como Farmacêutica Hospitalar também é membro permanente das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente.
Ela ainda atua na Famema colaborando na orientação dos projetos do Mestrado Profissional, na coorientação dos trabalhos de Conclusão de Cursos e no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, como tutora e preceptora de núcleo.
Com 11 anos de experiência profissional e atendo os requisitos legais para atuar em oncologia (Resolução CFF 640/2017), ela foi também membro voluntário na Comissão de Ética e atualmente é vice-coordenadora do grupo técnico de trabalho regional de em Saúde Pública, na seccional de Marília do Conselho Regional de Farmácia.
Sua experiência farmacêutica no setor hospitalar foi requisitada pelos antigos professores da Unimar para destacar as competências desejáveis ao profissional farmacêutico, bem como as atividades que um farmacêutico realiza e pode realizar no âmbito hospitalar e ambulatorial.
“Além da importância do conhecimento técnico e da legislação específica, é desejável que o profissional farmacêutico esteja apto a orientar tanto a equipe multiprofissional que o cerca, como também o paciente, principal foco do nosso trabalho. Sempre com empatia, usando uma linguagem acessível e nunca esquecendo que o resultado do nosso trabalho impacta diretamente na terapêutica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.”