A equipe de atendimento a gestantes de alto risco do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFMEMA promoveu no dia 9 de agosto, uma roda de conversa com as pacientes e acompanhantes abordando o tema “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno.
A atividade ocorreu na sala de espera na Unidade NGA, que faz parte do Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (DASAmb) do HCFAMEMA.
O chamado Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor adotada, se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos. Além disso, o aleitamento materno protege a criança de doenças como infecções respiratórias, alergias e diarreias, diminuindo o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
“Amamentar é um ato de amor, de entrega e de conexão entre mãe e filho desde os primeiros dias e meses de vida do bebê. É uma forma de dar e receber amor. Aproveitamos para realizar a roda de conversa com as gestantes do ambulatório de alto risco do HCFAMEMA para promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais”, explicaram as enfermeiras Ana Paula Santos Gatti e Patrinalva Leatti Santana do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HCFAMEMA.