O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente e o Núcleo de Gestão de Processos e Qualidade, promoveram ações em comemoração ao dia 1 de abril – Dia Nacional de Segurança do Paciente, que trataram das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
As metas internacionais de segurança do paciente foram instituídas a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços de saúde. As metas consistem em identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurarem cirurgias com local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
As ações visam conscientizar os profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes e a sociedade como um todo, sobre a importância da adoção de práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.
O HCFAMEMA objetivando garantir que todos os pacientes recebam cuidados seguros em cada fase do seu tratamento dentro da instituição com atendimento seguro e humanizado, promoveu dinâmicas com os colaboradores das unidades assistenciais e administrativas da instituição que contemplou HC Adulto, HC Materno Infantil, HC III, Ambulatório Mário Covas, NGA (Núcleo de Gestão Ambulatorial) e Hemocentro, nos dias 29 e 30 de março, 05,06 e 14 de abril. Durante a aplicação das dinâmicas foram distribuídos folders informativos, cartões contendo as metas de segurança do paciente, doces e brindes aos participantes.
24/04/2023