Hoje, 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial de Segurança do Paciente. Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu um tema muito especial para celebrar a data: “Cuidado materno e neonatal seguro: Aja agora para um parto seguro e respeitoso!”
Segundo a OMS, dos 130 milhões de nascimentos que ocorrem todos os anos, cerca de 303 mil resultam na morte da mãe; 2,6 milhões são natimortos e outros 2,7 milhões recém-nascidos morrem nos primeiros 28 dias após o nascimento. São dados relevantes que preocupam a Organização Mundial da Saúde.
Em 2018, O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA implantou o Núcleo de Gestão de Segurança e de Risco do Paciente (NSP), com a elaboração de protocolos de segurança do paciente em cumprimento das seis metas internacionais, além de apoiar as ações do cuidado seguro, inclusive materno infantil com objetivo de diminuir o risco de danos em virtude da assistência e a mortalidade infantil.
Algumas ações já são realizadas no Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (DASMI) do HCFAMEMA, como a presença do acompanhante de escolha da parturiente durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato (no âmbito do SUS é um direito garantido pela Lei n.º 11.108/2005).
A presença do acompanhante é um fator positivo para as mulheres porque proporciona segurança, tranquilidade, apoio físico, gratidão e emoção. O Contato Pele a Pele (CPP) entre mãe e bebê e a disposição de um ambiente propício para a recepção do recém-nascido, apontam a presença de atitudes que demonstraram a conscientização dos profissionais de saúde. No entanto, ainda há necessidade de esforços para que estas ações se configurem em circunstâncias seguras de cuidado.
O DASMI faz parte de outras Iniciativas e projetos que incentivam ações e estratégias de proteção à mãe e ao bebê, como é o caso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC); da Rede Cegonha e do projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On).