A Campanha Dezembro Laranja – adicione mais fator de proteção ao seu verão, feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem o propósito de levar informação e educação em saúde para prevenção do câncer de pele.
Atualmente, com a pandemia do coronavírus e a necessidade do uso de máscaras e álcool gel, destacamos também sobre os fatores de proteção que devem ser tomados contra o câncer de pele, principalmente com a chegada do verão. A exposição solar exagerada e desprotegida é a principal causa do câncer de pele.
Como se proteger?
- Uso de protetores solares (no mínimo FPS 30 ou mais), reaplicando a cada 2 horas ou sempre que houver contato com água.
- Uso de chapéus, bonés, óculos escuros, camisetas e blusas de mangas compridas com
- Evitar exposição ao sol entre 9h e 16h
O câncer de pele é o mais comum no Brasil, e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse índice corresponde a cerca de 27% de todos os tumores malignos, sendo 180 mil casos por ano. “Importante lembrar que existem três tipos principais de câncer de pele, os não melanomas (CBC-Carcinoma Basocelular e CEC-Carcinoma Espinocelular) que são os mais frequentes, além do melanoma, que é o mais grave. O tratamento e diagnóstico precoce possibilita a cura”, orienta a médica Dermatologista do HCFAMEMA, Dra. Andrea Calamita.
O serviço de dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA realiza campanhas de prevenção ao câncer de pele desde 1999, e oferece atendimento e tratamento gratuito a população assistida pelo hospital, que compreende 62 municípios e mais de 1,2 milhão de vidas.