Hoje a “cão terapeuta” Minnei foi conhecer as crianças da Pediatria, Pronto Socorro e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (DASMI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.
Crianças, pais e toda equipe aguardavam a chegada da Minnei, que mais uma vez, esbanjou seu amor para todos. Até mesmo os bebês de colo ou acamados foram receber a atenção única que a Minnei dedicava a eles. Às vezes ela ficava em pé; em outras situações até se deitava na cama. Para descansar? Não. Para dar amor a um paciente que há anos não pode se levantar. Momentos que emocionaram a todos que ali estavam.
“Nós pudemos ver a interação da criança com o animal – a pureza, a simplicidade e a singularidade entre eles. Foi fantástico! Nós sabemos da melhora que uma criança pode ter por meio da terapia com os animais, então nós temos muita expectativa com este Projeto”, relata a Diretora do DASMI, Dra Alexandra Haikel.
A Vice-diretora geral da Famema, Dra Haydée Maria Moreira, comenta o quanto ficou emocionada e diz que apoia o Projeto. “Receber a Minnei, uma cachorra maravilhosa, doce, meiga, treinada para estar ali, significa muito, principalmente naquele momento em que a criança está reclusa em seu quarto no hospital. O Projeto tem que continuar”, enfatiza Dra. Haydée.
A iniciativa da Instituição em “abraçar” o projeto surgiu após a Milena Diniz de Freitas, tutora da Minnei, apresentar estudos e pesquisas que comprovam o quanto a interação entre o cão e o paciente pode contribuir para uma possível melhora no estado de saúde dos pacientes.
“Quando a Milena nos apresentou o Projeto, percebemos que ela estava apta para a Intervenção Assistida por Animais. Ela estudou, fez cursos, conheceu outros hospitais e locais internacionais onde já são aplicadas essas terapias. Nós aqui do HCFAMEMA cuidamos de pessoas e não apenas de doenças! Além de levar amor e carinho, esse Projeto também tem o objetivo de transformar o ambiente hospitalar em um lugar mais acolhedor. Hoje, ao ver o rostinho e felicidade de cada um no Materno Infantil, pude perceber que estamos no caminho certo. Que bom seria se todos os Dias das Crianças fossem assim: cheios de amor”, finaliza a Superintendente do HCFAMEMA, Dra Paloma Libanio.