É com a mesma sensibilidade que atende e direciona os pacientes do HC Materno Infantil que a recepcionista Maria Cristina de Araújo Silva, 57 anos, desempenha outra grande vocação pós-expediente.
Colecionadora de plantas suculentas e cactos, ela soma mais de 200 espécies diferentes em seu acervo – muitas delas raras e vindas até de países da Europa e Ásia.
Maria Cristina conta que tudo começou há três anos como um hobby, mas durante a pandemia teve uma ideia que lhe trouxe uma nova missão: levar os vasinhos para o hospital e entregá-los com mensagens motivacionais a todos que precisavam de ajuda. A iniciativa fez tanto sucesso que conforme os seus cálculos foram mais de 2 mil unidades doadas.
“Passei a oferecer os vasos aos colegas de diversos setores, entre eles médicos, enfermeiros e pacientes que passavam por momentos difíceis no combate ao vírus. Acredito que as plantas possuem o potencial de nos trazer uma nova conexão. As suculentas ensinam uma nova filosofia de vida, que é o de crescimento lento, mas constante”.
Ela lembra ainda que outra de suas grandes motivações ocorreu durante o tratamento de saúde do seu irmão. Debilitado com os procedimentos de quimioterapia, a intenção era envolvê-lo nas lidas com as plantas para momentos de abstração.
“Não deu tempo de ensiná-lo, mas me recordo que quando mais precisávamos de recursos para levá-lo ao hospital e não tínhamos, surgiu um interessado em comprar alguns vasos de suculentas. O valor obtido foi o suficiente para abastecermos o carro. Sou muito grata a tudo que as plantas me trouxeram”.
Outro momento que se recorda foi quando o filho precisou viajar a São José dos Campos para prestar vestibular. Também foi graças às suculentas que a viagem pôde ser realizada. “As suculentas e cactos também podem ser uma excelente fonte de renda extra. Por isso estou sempre disposta a ensinar e compartilhar conhecimento. Agora, por exemplo, tenho uma encomenda para lembrancinhas de casamento”, acrescenta.
E para receber tantos vasos em sua casa, adequou o quintal com sombrite e criou ainda o “Hospital das Suculentas”, espaço para o qual leva as plantas que precisam de cuidados intensivos. “Também recebo de amigos as plantinhas que estão prestes a morrer. Levo para casa e cuido pelo tempo suficiente para que se recuperem plenamente. Devolvo a plantinha totalmente restabelecida e com uma série de recomendações”, orgulha-se.
Maria Cristina recorda que ao ver tantos vasos chegando em casa, seu marido ofereceu resistência, mas com o tempo acabou se rendendo aos encantos das novas moradoras. “Hoje é ele quem me ajuda a comprar as que ainda não temos. Também tenho amigos que me mandam mudas que encontram nas viagens; foi assim que recebi plantas vindas da Itália e Japão”.
E engana-se quem pensa que é uma tarefa fácil. Para cuidar de tantas plantas é preciso cuidado especial com observação atenta às particularidades de cada uma. “É preciso ter um olhar sensível às necessidades individuais; assim é possível identificar se estão precisando de água, se existem insetos que podem prejudicar o seu desenvolvimento ou causar manchas nas folhas”, conclui.
Maria Cristina não possui redes sociais, mas faz o atendimento de interessados em saber mais sobre cactos e suculentas via o whatsapp (14) 996517592.
Artes & Talentos
Artes & Talentos é uma ação de valorização do colaborador HCFAMEMA que tem a periodicidade mensal. Se você é funcionário e gostaria de ter suas habilidades apresentadas em nossas redes sociais, nos acione via direct para mais informações. Participe!
Gerência de Comunicação HCFAMEMA
imprensa@hcfamema.sp.gov.br