Carta de Serviços
A Carta de Serviços informa sobre quais os serviços e como acessar e obter os serviços prestados
Especialidades
Ortopedia e Traumatologia; Cirurgia Torácica; Cirurgia Geral; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Reumatologia; Cirurgia Plástica; Neurologia; Neurocirurgia; Urologia; Avaliação Anestésica; Nutrição; Cardiologia; Dermatologia; Endocrinologia; Vascular; Infectologia; Geriatria; Gastro Clínica; Nefrologia; Pneumologia; Otorrinolaringologia; Imunologia; Oftalmologia; Saúde Mental; Pediatria; Cardiologia Infantil; Cirurgia Pediátrica; Pneumologista Infantil; Cirurgia Cardíaca infantil.
Como agendar consulta
O agendamento de consulta é realizado pelas unidades básicas de saúde ou unidades de saúde da família nos municípios por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo – SIRESP. O HCFAMEMA disponibiliza as vagas para o DRS IX Marília, que realiza a distribuição para os 62 municípios. Quando o usuário já foi atendido pelo especialista nos ambulatórios médicos de especialidades (AME) e necessita de uma avaliação mais especializada ou procedimento específico ele também tem acesso ao SIRESP.
Como agendar exames
Para pacientes que fazem acompanhamento nos ambulatórios de especialidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, existem duas formas de agendamento:
1) o próprio paciente e/ou algum familiar e/ou algum agente de saúde indicado pelo município de origem do paciente deve comparecer (presencialmente) com os seguintes papéis em mãos:
– documento de identificação que contenha foto atual do paciente, que pode ser:
Registro Geral – RG, Carteira de Identidade Nacional – CIN, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte;
– Cartão Nacional de Saúde – CNS (“cartão SUS”) ou carteirinha do convênio médico, caso seja este o tipo de agendamento;
– pedido médico do exame e/ou Autorização de Procedimento Ambulatorial – APAC, assinados e carimbados pelo médico solicitante.
2) agentes de saúde das unidades de referência do município de origem do paciente podem fazer a solicitação de agendamento através do e-mail: exames@hcfamema.sp.gov.br, que deve conter:
– documento de identificação que contenha foto atual do paciente, que pode ser:
Registro Geral – RG, Carteira de Identidade Nacional – CIN, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte;
– Cartão Nacional de Saúde – CNS (“cartão SUS”) ou carteirinha do convênio médico, caso seja este o tipo de agendamento;
– pedido médico do exame e/ou Autorização de Procedimento Ambulatorial – APAC, assinados e carimbados pelo médico solicitante..
Os agendamentos serão realizados conforme a indicação médica e disponibilidade de vagas.
Para pacientes que NÃO fazem acompanhamento nos ambulatórios de especialidades do HCFAMEMA, os agendamentos são feitos pelas unidades de saúde de referência do município de origem do paciente; através das vagas ofertadas mensalmente pelo HCFAMEMA ao Departamento Regional de Saúde – DRS IX via site do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo – SIRESP.
Internações
As internações eletivas são previamente agendadas na consulta médica e os pacientes chegam ao HCFAMEMA provenientes de suas residências. Nas internações de urgência, os pacientes são encaminhados a partir do atendimento de emergência.
As internações devem ser solicitadas por médicos e/ou residente e todo procedimento é gerenciado pela Equipe de Regulação Interna Hospitalar (ERIH). A efetivação das internações é no Setor de Internação.
Quando chegar ao hospital, o paciente deverá se dirigir à recepção da Internação, localizada no térreo, portando carteira de identidade, CPF e cartão do SUS. A partir do momento da admissão, o paciente e seu familiar receberão as orientações, os termos de compromissos que devem ser assinados, as orientações gerais a respeito de horários de visitas, horários para troca de acompanhantes e algumas normas para sua estadia.
Durante a hospitalização, o paciente utilizará a roupa fornecida pelo hospital, sendo necessário trazer somente produtos de higiene pessoal, como, por exemplo, sabonete, escova e pasta de dentes, pente, além de roupas para o frio e chinelos (antiderrapantes).
Recomenda-se não trazer e/ou manter objetos de valor (joias, relógios, dinheiro, cartão de crédito etc.) durante a internação. O hospital não se responsabiliza pela guarda/extravio desses itens e não possui guarda-volumes para pacientes e/ou acompanhantes.
Toda informação a respeito do estado de saúde e procedimentos realizados não será repassada por ligação telefônica e sim durante os horários de visita ou quando a equipe médica convocar o familiar / responsável. O HCFAMEMA não solicita a familiares pagamentos de exames, procedimentos ou cirurgias e todos os custos referentes à hospitalização são arcados pelo SUS.
Será permitida a presença de um acompanhante por paciente menor de 18 anos e maior de 60 anos. As exceções deverão ser autorizadas pelo enfermeiro responsável pelo plantão da unidade de produção de cuidado.
Link do governo:
https://servicos.sp.gov.br/search/?csrfmiddlewaretoken=Z0KVvJEKnBMf5vWZydUu2muQNUIQWKVX8yejP3PpK1bw2YuhxVJQiOp4uPpKzODc&q=hc%2Ffamema