Nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, foi celebrado o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Para marcar a data, a equipe multiprofissional do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) de Marília, organizou uma roda de conversa para abordar o tema, tendo como objetivo alertar e conscientizar a população sobre o malefício do abuso de álcool e drogas, não só para o indivíduo como para a sociedade.
Neste evento, a psicóloga Camila Hoeppner Toledo, e a assistente social Célia Cristina de Oliveira, discutiram o tema com pacientes e profissionais da saúde, com depoimentos de dependentes químicos, ex-usuários e familiares. Desta forma procurou-se desmistificar a figura do usuário e ex-usuário de drogas, buscando sua reinserção no ambiente familiar a social.
A dependência química de álcool e drogas é apontada pela OMS como uma doença, com impactos físicos, comportamentais e socioeconômicos na vida dos indivíduos afetados por ela. Estima-se que 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos, faz uso de drogas ilícitas.
O CAPS-AD fica instalado no Núcleo de Gestão Ambulatoria (NGA), na esquina da Avenida Santo Antônio com Rua Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, e faz parte do Departamento e Atenção à Saúde Ambulatorial e Hospital Dia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.