Desde o dia 6 de janeiro, o prédio do NGA que abriga o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) e o PROIID (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar) está conectado à rede do HCFAMEMA (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília) via fibra óptica. A nova conexão aumenta a velocidade de transmissão de dados dos atuais 10Mbps para 10Gbps , cerca de mil vezes maior.
Segundo Lucas Henrique, responsável pela infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) da Instituição, a extensão total desse novo lance é de 4,5Km, totalizando aproximadamente 20 Km de fibra óptica interligando todos os prédios do HCFAMEMA.
O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Professor Mestre Nelson Miranda, destaca que o projeto foi iniciado em dezembro de 2018 e passou por todas as etapas necessárias para liberação, como autorização pela Anatel e CPFL, com essas autorizações o HCFAMEMA passa estar habilitado a implantar redes ópticas privadas na cidade de Marília. Sendo o serviço de instalação dos cabos contratada via recursos Famar (Fundação de Apoio) e a locação dos postes pelo HCFAMEMA.
A partir de agora, os usuários do NGA contam com acesso a todos os sistemas e recursos informacionais da Instituição: Sihosp 2.0, PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), ClearCanvas, Internet, E-mail, entre outros.