Com o intuito de zerar as filas de pacientes que aguardavam cirurgias eletivas e otimizar o fluxo das demandas reprimidas pela pandemia da Covid-19, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA), foi uma das instituições que participou do programa Mutirão de Cirurgias, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo no último ano.
Como parte fundamental do programa para diminuir as filas de espera, o Hospital realizou 837 cirurgias de pacientes da região, das 749 demanda inicial publicizada nas redes sociais do HCFAMEMA, em 02 de junho de 2022, ou seja, 11,75% de cirurgias a mais a programada inicialmente.
A estratégia contemplou cirurgias ofertadas no SUS em especialidades como cirurgia vascular, oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestório, ortopedia, urologia e ginecologia.
Além das cirurgias, o Hospital conseguiu realizar cerca de 1.327 triagens pré-operatórias em 13 dias de atendimento no formato mutirão. “Agradeço os esforços de toda equipe HCFAMEMA que trabalhou nos mutirões tanto da avaliação cirúrgica, quanto nas cirurgias eletivas, pois sem essa força tarefa e a vontade de cada um em atender à necessidade de saúde da população, não conseguiríamos contribuir na diminuição demanda reprimida em cirurgias”, relata Dra. Paloma Libanio, Superintendente do HCFAMEMA.
O HCFAMEMA referência para 62 municípios no atendimento de casos graves e de média complexidade, realizou no mutirão de avaliação cirúrgica 1688 agendamento de pacientes, destes 361 faltaram, 102 obtiveram alta, 263 foram considerados aptos para cirurgia e 962 receberam os encaminhamentos para exames pré-operatórios, e posterior análise de estariam aptos para submissão cirurgia indicada.
10/02/2023