Duas grandes campanhas de incentivo à doação voluntária de sangue em abril e maio foram determinantes para o reestabelecimento temporário dos estoques do Hemocentro de Marília, Marília, coordenado pelo Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA. A ajuda está garantindo o suprimento de hemocomponentes necessários para atender pacientes crônicos ou traumáticos de uma região formada por 110 municípios do interior paulista.
A primeira campanha foi a “Esporte Pela Vida”, de 19 de abril a 14 de maio, organizado pela Secretaria de Esportes de Marília (SELJ), a outra é a campanha “Sair? Só se for para Salvar Vidas”, idealizada pela Secretaria de Direitos Humanos e encampada pelo Exército Brasileiro, envolvendo os Tiros de Guerra de Marília, de Garça e de Promissão.
A primeira divulgou a ação voluntária entre todos os atletas inscritos em alguma modalidade esportiva no município. Cerca de 60 atletas aderiram ao chamado, de modalidade como atletismo, handboll masculino e feminino, futsal, basquete e tênis de mesa.
Atiradores de Marília e de Garça agendaram doações em grupo, levando dezenas de voluntários para o Hemocentro. O TG de Promissão ainda deve trazer os voluntários para a doação.
“O Hemocentro de Marília agradece e enaltece o engajamento dos organizadores na realização da Campanha Esporte pela Vida. A campanha contribuiu de forma decisiva para o aumento dos estoques sanguíneos que se encontravam em estado crítico, lembrando que com a pandemia os estoques de sangue ficaram comprometidos, sendo constante a busca por doadores de sangue”, declarou a diretora técnica do DASHEMO, Dra. Doralice Marvulle Tan.
Ela reforça a importância das parcerias para fidelização de doadores de sangue, bem como para sensibilização da população para importância de doar sangue. “Neste sentido, observamos que nos grupos de doadores tinham pessoas que doaram sangue pela primeira vez e pessoas que estavam retomando a doação de sangue, portanto identificamos que o incentivo do parceiro foi muito importante. O Hemocentro prossegue na busca de novas parcerias, visando manutenção e regularização dos estoques sanguíneos”, concluiu.