Desenvolver uma cultura de qualidade na área da saúde é um grande desafio para as instituições. Além de toda a complexidade deste segmento, é necessário desenvolver um ambiente de elevada eficiência operacional, com estrutura adequada, efetividade do cuidado e propiciando uma jornada que se configure numa excelente experiência para o paciente.
Para tanto, a cultura da qualidade é essencial para assegurar a melhoria contínua dos processos, desenvolver o pensamento sistêmico e garantir o cuidado centrado no paciente, com o comprometimento de toda a equipe, o qual é demonstrado pelo envolvimento dos diretores, gerentes e dos diversos profissionais que compõem o quadro funcional da organização, sempre visando a implementação adequada dos processos, segundo padrões e protocolos clínicos que certificam a qualidade dos serviços prestados e buscam eficiência.
A atual realidade do mercado mundial, caracterizada tanto pela globalização quanto pela forte concorrência e mudanças constantes, traduz-se em consideráveis ameaças à sobrevivência das instituições. Diante deste fato, a gestão das organizações deve adotar sistemas de gestão voltados para a qualidade, tentando garantir uma posição sustentável no mercado.
Alguns recursos podem ser utilizados, tais como a implementação de normas de sistemas de gestão, ferramentas da qualidade, métodos de gestão, entre outros. Uma destas ferramentas que tem sido utilizada com muita frequência é a auditoria da qualidade, a qual consiste em medir e avaliar a eficácia do sistema de gestão, identificando oportunidades de melhoria e reduzindo os riscos associados à sobrevivência da organização.
A auditoria da qualidade não garante a qualidade do serviço, no entanto, tem a finalidade de controlar e melhorar o mesmo, através de uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, por meio da constatação de evidências objetivas e da identificação de não conformidades, servindo como mecanismo de realimentação e aperfeiçoamento do sistema da qualidade. Sendo o objetivo principal da auditoria verificar a eficácia do sistema da qualidade implantado, consequentemente seu caráter é muito mais preventivo do que de correção de problemas.
Uma vez desenvolvida a sistemática de auditorias da qualidade, passamos à fase posterior, que é a sua implantação, utilizando fases de seleção e treinamento dos auditores; preparação, execução e relatório da auditoria; acompanhamento das ações corretivas e retenção de registros.
Processo seletivo aos colaboradores
Com o objetivo de aprimorar seus processos de trabalho e implantar uma cultura de qualidade no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, será realizado um processo seletivo aberto à todos os colaboradores que desejam fazer parte do grupo de auditores internos da instituição. A participação é voluntária e o colaborador interessado deverá se candidatar ao diretor do seu departamento, e este enviará um e-mail com as indicações para dgp@hcfamema.sp.gov.br.
Período de inscrição: Até 20 de outubro de 2021.
Entrevista: 25 de outubro a 05 de novembro de 2021.
Divulgação do resultado: 10 de novembro de 2021.
Início da capacitação: a partir de 22 de novembro de 2021.
Início das atividades: 2022.
Darlene Vieira Candido Zarbinati
Diretora Técnica II- Gerência de Gestão, Planejamento e Avaliação