O HCFAMEMA iniciou nesta sexta-feira (08/04) as ações dos “21 dias de ativismo” – fase de mobilização prevista pelo Programa “Diga Não” de combate à violência contra a Mulher. O objetivo principal é que todos os quase 3 mil profissionais administrativos e de multiassistência em Saúde estejam atentos a todos os sinais de violência e saibam agir diante de versões muitas vezes discordantes – que é quando a mulher em estado de fragilidade ou ameaça opta por relatar situações que não evidenciam o agressor ou violência sofrida.
Conforme o cronograma de ações dos “21 dias de ativismo”, até a próxima segunda-feira (11) todos os colaboradores interessados em atuar como multiplicadores do Programa devem realizar as inscrições.
Na “Semana 1”, compreendida entre os dias 12 e 14, tem início o treinamento da equipe de “Classificação de Risco” – responsável pela triagem inicial dos pacientes que chegam. Também serão envolvidos neste momento de capacitação todos os profissionais das portarias e acolhimento.
A partir da “Semana 2”, que acontece entre os dias 18 e 23, os treinamentos chegam às equipes de multiassistência nas áreas de psicologia, serviço social, medicina e enfermagem. Já a “Semana 3”, de 25 a 29, será elaborado o fluxograma de atendimento em etapas, divulgação e discussão de todos os fluxos e processos implementados.
“Toda Mulher vítima de violência que esteja sob os cuidados do HCFAMEMA receberá acolhimento dentro de protocolos que visam resguardar a sua segurança, integridade e dignidade. Chamamos para essa ampla frente de capacitação diversas instituições de apoio, entre eles a Polícia Militar do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher”, acrescentou a Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio.