Energia limpa e em suficiente potência para o funcionamento de aparelhos médicos utilizados em exames de imagem, como tomografias e raios-X. Esses são alguns dos equipamentos do HCFAMEMA que já recebem energia proveniente das 580 placas fotovoltaicas instaladas em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As vantagens já são percebidas com a economia de até R$ 20 mil na conta de energia elétrica mensal, além da redução com os custos de manutenção, antes frequentes. “As placas entraram em funcionamento neste ano e a intenção é ampliar para as outras unidades do HCFAMEMA”, afirma o engenheiro civil, Bruno Barbarotto Gusson.
Para melhor aproveitamento do potencial energético, as placas foram instaladas nos telhados do prédio em face norte do HC Adulto. “Toda a energia gerada é consumida no próprio hospital de maneira instantânea. Após vários estudos, as placas foram instaladas sobre o telhado”.
Cada um dos módulos fotovoltaicos possuem 345 watts de potência pico. Também fazem parte do sistema três inversores de corrente de 60 quilowatts/cada, além de dispositivos de proteção e medição em média tensão.
Barbarotto conta ainda que a incidência solar e consequente produção de energia variam conforme o período do ano ou horário do dia; o acompanhamento da geração de energia é controlado através de aplicativo de celular.
“O processo de instalação das placas começou há um ano. Uma das exigências da CPFL foi a instalação de uma cabine de proteção da rede pública. As placas já são responsáveis por garantir energia ao quadro de 380v, além do chiller do ar condicionado da ala C”.
A superintendente do HCFAMEMA, Dra Paloma Libanio, acrescenta que essa é apenas mais uma da série de benfeitorias já em andamento no hospital – que já substituiu inclusive 1200 lâmpadas convencionais por LED. “Estamos em constantes buscas por melhorias estruturais do HCFAMEMA e a nossa somatória de esforços se reflete em constantes economias aos cofres públicos”, conclui.
Gerência de Comunicação HCFAMEMA
imprensa@hcfamema.sp.gov.br