O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) recebeu na última quarta-feira (9) o maior volume de doadores de sangue do ano registrado em um só dia. Militares do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Lins somaram 65 doações e auxiliaram na regularização dos bancos – que vinham em situação crítica.
“A grande maioria dos militares é composta por doadores de primeira viagem. Recebemos 83 jovens, dos quais 65 estiveram aptos à doação. Uma ação que nos ajudou muito, pois somos referência para mais de 100 municípios, entre eles Lins, onde residem”, afirmou a assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio.
A ação solidária ocorreu com o apoio do Exército Brasileiro, representado pelo Tenente Coronel De Assis, comandante do Batalhão, Capitão Carlos Guimarães, comandante da 2ª Companhia, e da Tenente Michelly, oficial da área da Saúde.
Plantão ocorre no domingo (13)
Vale lembrar que neste domingo (13) o Hemocentro de Marília realiza plantão para coleta de doações de sangue, das 7h às 12h. O atendimento aos domingos passou a ser oferecido uma vez ao mês como alternativa ao doador que não pode comparecer em outros momentos da semana.
Todo o processo de doação acontece em até 50 minutos. Esse é o tempo necessário para que o doador realize cadastro, passe por aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica e seja direcionado para a coleta de sangue, seguida de lanche.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata. O telefone para outras informações e agendamentos é o 3434 2541.