O nome a frente da maior estrutura de Saúde Pública da região de Marília, o HCFAMEMA, é de uma mulher. Ela é médica, mineira, casada e mãe de três filhos. Paloma Libanio, 39 anos, comemora além do Dia das Mulheres, feitos históricos como a gestora que conquistou os maiores investimentos para o Hospital desde o seu surgimento, há 65 anos.
Defensora do Sistema Único de Saúde (SUS), Paloma também é líder admirada por mais de 2,3 mil colaboradores que compõem tanto o HCFAMEMA quanto as demais fundações de apoio. “Hoje, com muita responsabilidade e muita honra, uma mulher ocupa o cargo mais estratégico do maior hospital da região. O desafio é enorme e os dados nos mostram que nunca avançamos tanto em tão pouco tempo como tem acontecido em nossa gestão – majoritariamente composta por mulheres”, declara.
No seu squad de confiança, 77% dos colaboradores em cargos de gestão são mulheres; muitas delas suas admiráveis professoras de Medicina do período de graduação na Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
“Todos os membros da minha equipe possuem grandes habilidades técnicas… mas nós, mulheres, somos detalhistas e estratégicas; colocamos amor e determinação em tudo que fazemos. Não desistimos com facilidade. Com os pés no chão, guiamos por nossos sonhos e assim, podemos conquistar o inimaginável”.
Sobre o seu maior desafio na função de superintendente, ela cita momentos de desgaste físico e emocional – principalmente na chegada do Covid-19 a região. “Enfrentar a pandemia foi o maior deles! Os meus filhos foram muito afetados, pois com pais que passavam grande tempo dentro do hospital, em muitos momentos tiveram de compreender a nossa ausência. Isso sem dizer do afastamento familiar que envolveu meus pais, avô e sogros, grandes bases da minha História”.
Ainda sobre o período inicial da pandemia, Paloma se recorda de noites inteiras debruçada em estudos, na linha de frente com treinamentos estratégicos e estabelecendo protocolos de enfrentamento que se tornaram referência no Estado. “Considero que foi um período muito difícil para todos, em especial aos profissionais da Saúde. Juntos, tivemos que avançar ‘anos’ em poucos meses. Conseguimos!”, comemora.
Sobre as lições aprendidas e que compartilha neste “Dia da Mulher”, ela não se baseia apenas em mudanças estatísticas, mas nos comportamentos humanos. “Espero que as pessoas sejam mais sensíveis e consigam ter um olhar humano para o outro, com menos críticas e julgamentos. Que as pessoas sejam mais empáticas e possam de fato, sentir como o outro. Entender o que o próximo está passando”.
Para o futuro, “A Mulher a frente do HCFAMEMA”, adianta que espera reunir ainda mais investimentos para melhor suporte de atendimento a 1,2 milhão de pessoas, base populacional proveniente de 62 municípios do Centro-Oeste Paulista da qual é responsável.
“Já temos a confirmação de um novo hospital, mas ainda quero mais investimentos para que tenhamos o HCFAMEMA cada dia mais qualificado e tecnológico. Desejo principalmente que as pessoas tenham acesso ao cuidado necessário para a resolução de suas necessidades de saúde em tempo oportuno”.
Com tantas responsabilidades, Paloma destaca que mantém na sua espiritualidade o ponto de força e equilíbrio. “Toda a minha vida está nas mãos de Deus e sou instrumento dEle aqui na Terra. Estou aberta aos Seus propósitos e procuro sempre dar o meu melhor. Sou como muitas mulheres brasileiras, que administram casa, família e profissão. Feliz dia a todas nós!”.
Gerência de Comunicação HCFAMEMA
imprensa@hcfamema.sp.gov.br