Doações de grupos organizados tem auxiliado o Hemocentro de Marília a manter o estoque de sangue dentro da regularidade necessária para cirurgias e emergências. Os mais recentes exemplos da chamada “solidariedade coletiva” envolvem os alunos de 12 atléticas da Universidade de Marília (Unimar), colaboradores da concessionária Mirai Motors Toyota, Rádio Campestre, Escola Tia Marta e o grupo de motociclistas “Motogrupo Rota 014”.
“Nossos esforços são para garantir um estoque seguro, pois muitas emergências podem ocorrer dentro da rotina do hospital. Entramos em contato com empresas parceiras e pedimos a liberação de funcionários. Quando recebemos grupos de maneira espontânea é uma alegria muito grande”, afirmou a assistente social do Hemocentro Marília, Lucimara Aparecida Faustino Custódio.
Para mobilizar a população diante da necessidade de sangue, o Hemocentro também mantém a campanha “Desafio pela Vida”, com horário estendido às quintas-feiras e um domingo de cada mês. “Começamos o ano com muitos registros de Covid e síndromes gripais que acabaram por reduzir o número de candidatos à doação. Todos os tipos sanguíneos estão abaixo do necessário”, alertou.
O membro do “Motogrupo Rota 014”, Ataliba Soares Guerra, esteve presente e realizou a doação ao lado dos amigos da estrada. “O grupo foi criado para reunir cerca de 50 motociclistas da região cujo DDD é 014, mas também pensamos na nossa responsabilidade social. Muita gente não pode comparecer nesta primeira ação, mas estará vindo já nos próximos dias”, disse.
Para o recebimento de doações em grupos, o Hemocentro também abre a possibilidade de agendamento pelo telefone 3434-3828. O atendimento aos doadores é mantido de segunda a sábado, das 7h às 13h; às quintas-feiras também há o horário noturno, das 18h às 20h. Neste mês o plantão especial será no domingo (13), das 7h às 12h.