O HCFAMEMA em parceria com a Coordenadoria de Recursos Humanos de SP (CRH), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou os procedimentos para a implementação do Curso de Desenvolvimento Gerencial em Serviços de Saúde (CDGESS). A proposta é voltada a 85 cargos comissionados do HCFAMEMA em funções de gestão.
O objetivo do curso é proporcionar aos servidores o aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes úteis ao exercício de suas funções no atendimento à comunidade. “É ainda a oportunidade de melhor instrumentalizá-los para a aplicação de ferramentas e técnicas apropriadas ao alcance dos objetivos institucionais”, afirmou o diretor técnico do Núcleo de Ingresso do HCFAMEMA, Ricardo Dias.
O curso, que já é oferecido nas autarquias de Saúde de Botucatu e Ribeirão Preto, será dividido em duas etapas, sendo a primeira em formato remoto e a segunda que envolve nove oficinas de conceitos. “O curso, nesses dois primeiros momentos, totaliza 180 horas de formação. Isso sem dizer de atividades coletivas em ambientes de cocriação, exploração de opinião e estímulo da criatividade para solucionar desafios. Posteriormente as ações serão ampliadas para toda a instituição”, pontuou o assessor técnico do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Bruno Saraiva.
As etapas iniciais devem ser finalizadas ainda no primeiro semestre deste ano. No segundo semestre as métricas de performance serão analisadas e comparadas com a finalidade de mensurar a aplicação das estratégias apresentadas na formação.
“Estas capacitações darão subsídio para os gestores no planejamento de suas ações e na gestão de pessoas para que consigamos cumprir metas e desenvolvimento do planejamento estratégico”, acrescentou Darlene Zarbinati, diretora técnica da Gerência de Gestão, Planejamento e Avaliação (GGPA) do HCFAMEMA.
A primeira reunião de alinhamento ocorreu no ano passado com a participação de três autarquias de Saúde do Estado de São Paulo (HCFAMEMA, HCFMB, HCRP). Neste ano foi dada continuidade com as presenças de Cristina Rossi (CRH), além de representantes do DGP e a GGPA do HCFAMEMA.