Nesta quarta-feira (26), o Governador João Doria anunciou a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos COVID-19 na rede hospitalar do Governo de SP. A decisão se deve ao fato do crescimento das estatísticas de internações e que abrange leitos de enfermaria e de UTI. A Secretaria de Estado da Saúde reorganizou a rede para garantir a assistência à população em todas as regiões do estado.
Em conformidade com o anunciado, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, autarquia de saúde que compõe a rede hospitalar do Governo de SP, informa a ampliação de mais 20 leitos COVID-19 Adulto, sendo 10 leitos de Enfermaria e 10 de UTI. A ampliação será gradual a iniciar nesta semana. Portanto o HCFAMEMA passará de 68 para 88 leitos COVD-19.
Conforme informado pelo HCFAMEMA em matéria publicada em 18 de janeiro, após pactuação entre o DRS-IX (Departamento Regional de Saúde de Marília), os municípios e o HCFAMEMA, o HC ADULTO ampliou a oferta de 20 para 32 leitos de UTI COVID-19. A totalidade dos leitos foi disponível em 19 de janeiro de 2022.
A ampliação foi realizada após o registro da taxa de ocupação leitos UTI COVID-19 atingir 80% , honrando assim, o compromisso assumido e anunciado anteriormente. As novas vagas foram destinadas apenas ao tratamento de pacientes confirmados da referida patologia, conforme critérios de admissão descritos no Protocolo Clínico HCFAMEMA para Manejo da COVID-19 em Alta Complexidade (disponível no site Institucional: www.hc.famema.br).
Lembrando também que o HCFAMEMA já ampliou os leitos de Enfermaria COVID-19 no HC Materno Infantil, de seis para oito leitos de enfermaria pediátrica e de dois para seis leitos de enfermaria adulto destinados às gestantes e/ou puérperas. Para momento, a UTI Pediátrica/Neonatal COVID-19 permanece com dois leitos.
“Diante do atual cenário da pandemia da COVID-19, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entrou em contato conosco para a abertura de mais leitos COVID-19. Abrir novos leitos COVID-19 não é um processo simples, pois envolve infraestrutura, logística, equipe capacitada, entre outras peculiaridades para o cuidado ao paciente infectado, mas o HCFAMEMA mais uma vez honra o seu compromisso com a saúde da população e se organizou para o atendimento da solicitação”, disse a Superintendente do HCFAMEMA.
É importante reforçar que o HCFAMEMA é a principal referência para a região e a terceira referência aos marilienses, sendo o HBU (Hospital Beneficente Unimar) e Santa Casa de Marília, a principal referência aos munícipes.