O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA vai participar do XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva por meio da apresentação de um trabalho inédito da Prof. Dra. Silene El Fakhouri, Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do hospital.
O tema abordado pela docente no maior Congresso médico do país será “COVID-19. Score do SAPS III como bom preditor de mortalidade dos pacientes internado em UTI de um Hospital Público nos primeiros seis meses da pandemia”.
A pesquisa da Dra Silene analisou vários fatores relacionados com desfecho de óbito, como tempo de ventilação mecânica, uso de cloroquina, dexametasona, hipertensão arterial, doença pulmonar, renal crônica, diabetes, neoplasia, obesidade, entre outros. Porém, a idade e doenças cardíacas foram as que se associaram a probabilidade de óbito com significado estatístico.
“Os valores de SAPS III, como preditor de mortalidade, apresentaram ser um forte aliado, sugerindo seu uso em decisões frente a pandemia”, explica Dra Silene. De acordo com a médica e docente, o conteúdo e resultado desta pesquisa vão contribuir com a literatura para um melhor entendimento dos casos da COVID-19.
O XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) será totalmente online, de 7 a 13 de novembro, e contará com mais de 300 palestrantes nacionais e mais de 50 palestrantes internacionais com o objetivo de promover uma imersão em terapia intensiva.
“A apresentação deste trabalho no CBMI coloca o HCFAMEMA em evidência a nível nacional e internacional, pois é um estudo que realizamos em nosso hospital e podemos compartilhar esse conhecimento com outros profissionais de Terapia Intensiva”, finaliza a Prof. Dra. Silene El Fakhouri.