As comemorações em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado na próxima terça-feira (12), continuam por meio do projeto “Cão Terapeuta” do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA. E desta vez, foram as crianças do Centro de Reabilitação Lucy Montoro que receberam todo carinho da Minnei, a Golden Retriever treinada por sua tutora, Milena Diniz de Freitas, para atuar na Intervenção Assistida por Animais.
Logo que chegou ao local, Minnei fez todos se movimentarem. Alguns caminhavam em sua direção para um afago, um simples toque, uma troca de carinho. As crianças ansiavam por amor, e ela estava ali, totalmente disponível e contribuindo para o “desenvolvimento” de mãos, pernas, sorrisos e corações que, embora não pudessem ser vistos, certamente estavam radiantes como seus semblantes.
Pais e profissionais observavam atentamente cada gesto das crianças e comemoraram, às vezes até mais do que elas, quando a pequena Minnei reagia aos seus estímulos e vice-versa. Reações tão amorosas, verdadeiras e espontâneas que fazem qualquer pessoa (re) pensar no significado de felicidade, saúde e gratidão.
E são esses sentimentos bons e resultados tão positivos que este novo projeto do HCFAMEMA já vem demonstrando. Uma ação que está apenas começando, mas que foi planejada há anos no coração da Milena, tutora da “Cão Terapeuta”, e também Diretora do Núcleo de Regulação de Acesso do HCFAMEMA.
“Sou mãe, fonoaudióloga e amo animais. Sempre observei o quanto meus cachorros contribuíram para o desenvolvimento saudável dos meus filhos e vi que isso também seria bom para outras crianças. Por isso, há mais de três anos estudo e me dedico a este projeto do “Cão Terapeuta”, relata Milena.
“Sou grata ao HCFAMEMA pela oportunidade, por acreditar que o cão pode transformar um ambiente, auxiliar no tratamento de um paciente, entre tantos outros benefícios. A Minnei vem para dar esse acolhimento e amor ao paciente, acompanhante e também aos colaboradores. A “cãoterapia” não é para pessoas doentes, é para pessoas. É uma demonstração de amor incondicional e eu acredito nisso”, relata emocionada a tutora.
Para a Coordenadora Clínica do Lucy Montoro, Dra. Roberta Cardozo Flores, a “cãoterapia” proporcionou uma nova experiência às crianças. “As atividades terapêuticas fazem parte das ações específicas do processo de reabilitação, aproximando os laços entre paciente, família e terapeuta. E neste ano contamos com a nova experiência e importante participação da “cão terapeuta” Minnei, que proporcionou uma nova modalidade de terapia aos pacientes”.