Por Karina Castilho
A fala baixa e mansa de um bom mineiro nunca significou falta de liderança. Ao contrário. A verdadeira autoridade de um líder não está na altivez de sua voz, mas na confiança e sabedoria em seu falar e agir com os colaboradores; está na prudência de seus passos e na ousadia de seus sonhos. É como uma águia pronta para alçar grandes voos, porém, com os pés firmes na terra para deixar um legado. Assim é ela ou uma pequena parte dela: Dra. Paloma Libanio. Essa mineira de Uberaba que chegou à Marília aos seus 18 anos e hoje, aos 38 anos, conquistou honrosamente o título de cidadã mariliense.
Desde o início de seus estudos, a Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA preparou-se para ser uma referência na liderança do hospital que atende 62 municípios, totalizando mais de 1,2 milhões de pessoas.
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Dra. Paloma é especialista em Saúde da Família e Comunidade (UNIFESP), em Medicina do Trabalho (FAMERP), em Gestão da Qualidade (Einstein), mestre em Ensino em Saúde (FAMEMA), e possuí MBA em Gestão Hospitalar (FGV). Não bastasse o “know-how” técnico e acadêmico, ela traz em sua bagagem de vida uma ampla experiência em todos os níveis de atenção à saúde.
No HCFAMEMA, Dra. Paloma atuou no Pronto Socorro Infantil, foi gestora, médica plantonista nas Unidades de Emergência Adulto e Urgência Materno Infantil, Enfermaria do (antigo) HCIII, bem como na Coordenação do Internato e Residência Médica do HCIII. E em 2016, assumiu a superintendência do HCFAMEMA, onde permanece até o momento.
Mas não apenas de Medicina vive a mineira-mariliense. Aqui, na terra conhecida como Capital Nacional do Alimento e dos lindos vales e pôr do sol, ela também se realizou como mulher e escolheu formar sua família. Casou-se com o médico emergencista Dr. Renato Tambelli, com quem têm três filhos: Victor, Paola e Lucca. Todos nascidos em Marília.
Em nenhum momento dessa trajetória pessoal e profissional, ela desistiu. Foram dias e noites incansáveis de dedicação que fizeram da Dra. Paloma, assim como de tanto outros médicos, profissionais com um coração extraordinário e ainda mais humanizados em cada atendimento. A conquista do título de cidadã mariliense da Dra. Paloma é de todos os colaboradores do HCFAMEMA e de cada paciente que um dia foi socorrido por ela. É resultado do trabalho de toda equipe.
Parece uma trajetória fácil para alguns ou árdua e dedicada para outros. Tudo depende dos olhos de quem vê. Há quem apenas olhe e não contemple nada de extraordinário. Pense que é apenas um hospital, apenas um cargo, apenas uma mulher.
Mas há quem enxergue além. Há quem veja e reconheça que este é o principal hospital referência em Alta Complexidade SUS (Sistema Único de Saúde) para Marília e região; e que não é apenas um cargo, mas que são muitos colaboradores que dia a dia se esforçam para oferecer o melhor atendimento a cada paciente. E sim, um hospital que é liderado por uma mulher. Com voz mansa e olhos de águia, mas com os pés firmes na terra sabendo que a sua gestão é um legado para as próximas gerações!