Hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Em comemoração à data, o mês todo é lembrado como Setembro Verde e é dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos para salvar vidas.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, trata este assunto com muito respeito e cuidado, e conta com uma equipe especializada da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que é responsável por apoiar e executar as ações de identificação, avaliação e viabilização de doadores de órgãos e tecidos de 121 municípios.
De acordo com as estatísticas da OPO, a tendência é que até o final de 2021 o número de doações de órgãos e tecidos diminua significativamente, se comparado com 2020 e 2019. Essa queda é reflexo da pandemia e também a recusa dos familiares em autorizar a doação de órgãos e tecidos, muitas vezes pelo desconhecimento do desejo do ente querido em vida.
No Brasil, atualmente existem cerca de 45 mil pessoas na espera por um transplante de órgãos ou tecidos. A enfermeira da OPO, Débora Guilhermina Costa Gutierres, explica que a fila pode diminuir se a pessoa informar seus familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos. “Essa fila pode diminuir por meio do seu sim; diga sim ao recomeço de outras vidas e avise seus familiares e amigos sobre o desejo de ser um doador. A doação de órgãos é um gesto de amor que muda o destino, traz saúde e renova as esperanças de milhares de pessoas que aguardam na fila de transplante”, esclarece Débora.
Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, essa equipe da OPO está recepcionando os colaboradores no saguão do Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade (DASAC) para orientar sobre a importância da doação de órgãos, entregar panfletos explicativos e pirulito em formato de coração, além de presentear com um laço verde (em tecido), que é o símbolo do doador de órgãos e tecidos.
Durante toda a semana ficará em exposição no saguão do DASAC um banner explicativo sobre mitos e verdades sobre doação de órgãos, conforme imagem abaixo.