O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA participou da programação da Semana Nacional do Trânsito, que em Marília foi realizada pela EMDURB (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana).
O primeiro evento aconteceu no último domingo (19) na EMDURB, com diversas atividades para instruir a população sobre o tema escolhido para este ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Estiveram presentes o diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística (DIL) do HCFAMEMA, Márcio Freitas, a assessora técnica II do HCFAMEMA, Fernanda Cristina Pereira, e o coordenador assistencial do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, Alessandro José.
Na quarta-feira (22), o HCFAMEMA participou da mesa redonda de debate sobre o tema “Traumas dos Acidentes, Causas e Consequências”. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Marília e reuniu diversas autoridades, como o Tenente Coronel do 9o Batalhão da Polícia Militar, Mário Sérgio Nonato, o Tenente do Corpo de Bombeiros, Calógero, o diretor do Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade – DASAC do HCFAMEMA, Dr. Luciano Vicentini, a coordenadora clínica do Lucy Montoro, Dra Roberta Cardozo Flores, a vereadora Vania Ramos e o vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa.
No Brasil, a Semana Nacional do Trânsito começou no último dia 18 de setembro e termina amanhã, dia 25. Confira abaixo o relato de alguns participantes durante o encontro que destacou a importância da conscientização e responsabilidade que cada um tem para garantir um trânsito mais seguro a todos.
“O trauma maior, um acidente grave em que o paciente está muito ferido, por exemplo, é uma emergência e ele acaba tomando a frente de qualquer outro atendimento. Quando os pacientes chegam ao HCFAMEMA nesta situação, é um momento de muita comoção para os médicos porque às vezes precisamos separar as famílias (adultos e crianças) para realizar os atendimentos específicos. Nós temos equipes especializadas e contamos com uma equipe exclusiva em traumatismo raqui-medular para evitar sequelas permanentes nos pacientes. Mas, mesmo com toda dedicação e condições de atender os pacientes, muitos perdem a vida ou precisam de reabilitação. Vários acidentes poderiam ser evitados se as pessoas tivessem mais responsabilidade no trânsito, por isso é tão importante esse trabalho de conscientização da PM e EMDURB”, enfatiza Dr. Luciano Vicentini, diretor do DASAC.
“Muitos pacientes que são atendidos no Lucy são jovens que sobreviveram aos acidentes, que em sua maioria são graves. E hoje, com a maior conscientização das pessoas sobre a importância do respeito ao trânsito e ao próximo, esperamos que o número de pacientes realmente diminua porque desejamos que as pessoas vivam mais e melhor. É muito difícil conscientizar um adulto, talvez seja importante a pessoa conhecer pessoalmente como é a vivência da pessoa com deficiência para ter maior sensibilidade e responsabilidade no trânsito e na vida”, destaca Dra. Roberta Cardozo Flores.
“O nosso trabalho é intenso, mas é importante ressaltar que a principal ação da Polícia Militar é o preventivo, porém também somos responsáveis pela fiscalização no trânsito e a EMDURB tem sido uma parceira nessa ação. O resultado disso impacta diretamente na saúde pública, pois todos os dias temos acidentes de trânsito causados por embriaguês ao volante. Isso representa um custo muito alto para a saúde, que no final vai impactar diretamente no HCFAMEMA e no Lucy Montoro, seja na emergência ou depois na reabilitação. É muito triste ver pessoas perdendo a vida por causa de motoristas embriagados. É preciso mais respeito à vida. E a EMDURB pode contar com a PM”, afirma o Tenente Coronel Nonato, do 9o BPMI do Interior De São Paulo.
“O trânsito é um importante espaço de interação social e precisa ser enxergado com mais responsabilidade por todos que dela participam. Nós percebemos que ainda falta muita conscientização para que o trânsito se torne mais seguro, porém um grande passo já foi dado em nossa cidade e o Corpo de Bombeiros está diretamente envolvido nisso. A nossa equipe é diariamente treinada para que, ao atender o chamado de um acidente, a gente possa socorrer a vítima e levá-la em melhores condições e no melhor tempo possível ao HCFAMEMA”, explica o Tenente do Corpo de Bombeiros, Calógero.
“Toda uma sociedade custeia um paciente que sofre um acidente e é levado para o HCFAMEMA ou posteriormente para o Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Então, quanto mais evitarmos os acidentes de trânsito, além de salvar vidas, evitaremos também que aconteça uma superlotação nos atendimentos da saúde pública. A EMDURB está cada vez mais investindo nessa conscientização para melhorar o trânsito em Marília e evitar os acidentes e atropelamentos de pedestres e ciclistas” , comenta o presidente da EMDURB, Valdeci Fogaça.