Estamos no mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Um assunto tão sensível e relevante que também precisa ser abordado com os jovens. Foi pensando nisso, que a socióloga da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Sônia Custódio, e o colaborador do Departamento de Atenção à Saúde de Apoio, Diagnóstico e Terapêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, Jurandir Gemir Júnior, estiveram realizando eventos educativos para este público.
Nesta semana, por exemplo, os jovens dos oitavos e nonos anos da Escola Estadual Antônio Augusto Netto, puderam participar de uma atividade por meio de uma dinâmica em grupo em que cada adolescente respondia a pergunta: qual é o seu maior problema hoje?
Após a resposta, os papéis foram redistribuídos entre eles de modo que não pegassem a própria resposta. Ao ler de forma anônima sobre a dificuldade do amigo, cada um apresentava uma possível solução para aquele problema.
“Foi interessante observar que os problemas, na maioria, são familiares e que se agravaram com o advento da pandemia. A escola nos procurou para uma parceria e eu espero que mais profissionais das nossas instituições se envolvam neste trabalho”, comenta a socióloga Sônia Custódio.
O colaborador do HCFAMEMA, Jurandir, e a socióloga relataram ainda que as atividades seguiram com muita emoção. “Todos choramos, desenvolvemos laços de amizades e solidariedade. Alguns casos informamos para a direção da escola, para serem encaminhados para Rede Básica de Saúde. Saímos com a sensação de dever cumprido. Fomos bem avaliados e prometemos que voltaremos para mais um bate papo que possa ajudar os jovens”, finalizam os profissionais.