Mulheres de Marília e região já começaram a ser atendidas na Carreta da Mamografia por meio do Programa Mulheres de Peito do Governo do Estado de São Paulo.
O atendimento para a realização de mamografias gratuitas começou logo pela manhã desta terça-feira (21) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, onde a carreta está localizada.
No local, foram distribuídas 50 senhas e as pacientes atendidas por ordem de chegada. Enquanto aguardavam, as mulheres permaneceram acomodadas em uma sala com ar condicionado e puderam degustar de um delicioso café com biscoitos e pães de mel, gentilmente oferecidos pela equipe do HCFAMEMA, por meio de doações recebidas pelo Café Ámerica e Marilan.
Entre as pacientes estava a Maria Regina Ravaneli, de 58 anos. Ela sempre participa das ações de prevenção ao câncer de mama. “Todas as vezes que a carreta da mamografia vem a Marília, eu participo e faço o exame. Uma oportunidade como essa, de fazer um exame gratuito, não pode ser desperdiçada. E também quero falar que sempre fui muito bem atendida no HCFAMEMA. Quando a gente entra aqui na sala de espera tem água, café e lanchinho, além do atendimento, do diálogo e da atenção das funcionárias. É tudo excepcional”.
Aos 64 anos, a mariliense Dalva Silveira Mouras, participa pela terceira vez da carreta da mamografia. Ela relata que a preocupação em fazer o exame e garantir o diagnóstico precoce vai muito além de cuidar da saúde, é também uma demonstração de amor e respeito a sua irmã, que morreu vítima de câncer de mama. “Minha irmã mais nova faleceu por causa desse câncer, então eu aconselho às mulheres para que venham até a carreta aqui no HCFAMEMA e façam o exame da mamografia. Assim dá para cuidar e ficar mais tempo com quem a gente ama”.
A superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, ressalta que o câncer de mama é o mais diagnosticado no mundo inteiro, e aqui no Brasil é o câncer que mais mata mulheres. “É importante fazer a mamografia porque por meio deste exame, a doença é identificada na fase inicial e isso permite um tratamento mais eficaz. Então venham e façam o exame”, convida Dra. Paloma.
ATENDIMENTO
* O atendimento ao público começou hoje (21/09) e terminará em 02 de outubro.
* Acontecerá de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h (50 senhas por dia).
*Sábados, das 08h às 12h (25 senhas por dia).
*Todas as senhas serão entregues por ordem de chegada.
*Mulheres de 35 à 49 e a partir de 70 anos precisam apresentar pedido médico, RG e cartão SUS.
*Mulheres entre 50 e 69 anos, apenas cartão SUS e RG.
*A Carreta da Mamografia ficará estacionada no HCFAMEMA com acesso pela Rua Orlando Riguetti, 584.