Com a retomada das cirurgias eletivas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, implanta o Opera, sistema de programação cirúrgica e gerenciamento de leitos.
A utilização do sistema tem o objetivo organizar os processos que antecedem as cirurgias, centralizando e acompanhando a programação cirúrgica bem como gerenciando os leitos específicos para esse fim, por meio da ação de 3 (três) tipos de atores: o profissional médico cirurgião, o gerente da Equipe de Regulação Interna e as áreas técnicas; buscando assim, garantir uma ação eficiente e de maior produtividade.
No sistema OPERA os pacientes são estratificados segundo critérios do SWALIS (Surgical Waiting List Info System), por meio de cinco categorias que levam em consideração o risco de deterioração clínica e o prejuízo das atividades diárias do paciente.
Ademais, o sistema Opera vem para tornar mais ágil o processo cirúrgico, qualificando a fila de espera e evitando adiamentos e cancelamentos desnecessários.
O projeto foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Demanda Cirúrgica, criado pela Superintendência, com o objetivo de reduzir o tempo de espera do paciente por uma cirurgia. Já o sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do HCFAMEMA.