O serviço de Televisita oferecido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA completou um ano de funcionamento no mês de junho, contabilizando neste período um total de 454 ocorrências de chamada telefônica de vídeo para que 248 pacientes internados com COVID-19 pudessem visualizar e conversar com seus familiares. A ferramenta de comunicação à distância com pacientes por meio do celular e de um aplicativo foi criada em tempo recorde para que pudesse suprir a impossibilidade da visita física a estes pacientes, suspensa para se evitar aglomeração ou risco de contágio.
A maioria das chamadas de vídeo ocorreu de forma coletiva por familiares, 233 delas, com vários entes familiares de uma só vez. A maior delas envolveu 10 membros da família. De forma isolada, a procura pelo serviço foi na maioria das vezes por filhos (36 ocorrências), esposa (10), neto (8) e irmão (6). Houve até uma televisita de paciente com seu cachorro de estimação. Por familiares o sistema classificou a participação de cônjuges, filhos, netos, pais, genros, noras, sogros e sogras, em alguns casos até amigos da família.
“Eu gostaria de agradecer à toda equipe de psicologia do HC, equipe médica, a equipe de enfermagem, os auxiliares, todos pelo carinho pela Roseli, todos torcendo pela recuperação dela, então eu só tenho a agradecer, a gente poder ter essa televisita, eu só tenho a agradecer muito, é muito importante para nós. A Roseli por ser uma pessoa especial, portadora da Síndrome de Down, tem um apego muito grande com a gente, nunca ficou longe de casa. E pela televisita ela pôde sentir um pouquinho do nosso carinho, pôde ouvir a gente, e também ajuda no tratamento dela, porque quando a gente fez a televisita, sentiu que ela teve uma melhora muito grande, então isso é muito importante pra nós, a recuperação dela, e isso também se dá através da televisita.”, declarou Rosane Rodrigues Pereira, irmã de Roseli, primeira paciente internada na UTI COVID-19 a receber a Televisita.
“Eu acredito que a Televisita foi a melhor coisa que poderiam ter oferecido para nós familiares de pacientes em recuperação da COVID-19, porque consegui ver minha filha, mesmo que naquela situação, e deus me deu forças. Eu dou Glória a Deus por isso, por nos dar oportunidade de visitar nosso ente querido no hospital, mesmo que à distância”, disse Denise Sueli de Souza, mãe da paciente Gabriela Sueli.
“Infelizmente meu pai não conseguiu, nós já aceitamos os desígnios de Deus. Mas quando internado, foi uma surpresa muito grande saber que vocês ofereciam esse serviço de televisita, que pode trazer um pouco de alivio nas vidas dos familiares de pacientes. Quero que todos vocês saibam que estão em minhas orações, para que vocês sejam guardados e protegidos pelo senhor Jesus. Muito obrigada, parabéns!”, disse Ilse, filha do paciente Wilson.
A Televisita é coordenada pelo diretor técnico André Vinicius Marcondes Natel Sales, da Gerência Multiprofissional da Chefia de Gabinete do HCFAMEMA. O serviço envolve diversos profissionais, desde recepção, internação e acolhimento. Em 2020 vários profissionais e residentes multiprofissionais participaram da ação e em 2021 o trabalho ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Psicologia da Gerência Multiprofissional.
A Psicóloga, especialista em Psicologia hospitalar, Jéssica Mantoani, uma das integrantes do Núcleo de Psicologia Hospitalar do HCI destaca a importância da Televisita e do cuidado psicológico no tratamento ao paciente.
“Cabe ao psicólogo, mediar e facilitar a comunicação que existe entre o ente internado, seus familiares e a equipe e a Televisita é mais uma ferramenta para essa intervenção, que é a de atuar de forma esclarecedora sobre aquilo que se vê, sobre aquilo que não se vê, aquilo que se imagina e aquilo que não se sabe sobre o processo de adoecimento, promovendo assim o enfrentamento, para amenizar as experiências negativas, e promover a ressignificação da dor do paciente” declarou Jéssica.
Para realizar uma televisiva basta fazer contato com a equipe de Psicologia Hospitalar através do telefone 3434-2525, ramal 1736, e agendar um horário com a equipe. É realizada uma breve Avaliação Psicológica para verificar as condições emocionais dos familiares e do paciente, para que a visita possibilite bons recursos durante o processo de enfrentamento da hospitalização.