Na manhã da última terça-feira (13), o médico epidemiologista Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho, Coordenador da Medicina Interna, do Núcleo de Segurança dos Pacientes e membro da Sala de Situação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA concedeu entrevista ao vivo para o telejornal Bom Dia Cidade da TV Tem.
O objetivo da matéria foi mostrar o alto índice de pessoas que não retornaram aos postos de vacinação para tomar a 2ª dose da vacina contra a COVID-19. “É muito importante que as pessoas que não tomaram a 2ª dose de vacina vão imediatamente tomar. Pois a vacina é a forma mais eficaz para vencermos essa pandemia. Não ir tomar a segunda dose é como iniciar uma corrida e não terminá-la. Não faz sentido iniciar e não completar”, ressaltou o doutor.
Nos bastidores, o doutor relata à repórter os momentos iniciais de enfrentamento à pandemia no HCFAMEMA. “No início os profissionais de saúde, assim como toda a população, estavam com muito medo e insegurança, mas conseguiram controlar suas emoções e fazer aquilo que a sociedade esperava que eles fizessem, ou seja, atender os pacientes agredidos pela doença. A vocação foi o que motivou muitos profissionais que, assim como eu, mesmo com idade acima de 60 anos, se mantiveram em operação normal, não abandonaram o barco”, relembra o Dr. Carlos Rodrigues.
“Estamos esperançosos com o início da redução da taxa de ocupação em leitos COVID-19, mas acreditamos que essa situação possa melhorar ainda mais com o aumento do número de vacinados. Portanto, ajude quem esteve até agora lutando para salvar vidas. Tome a vacina! Pois os profissionais de saúde já estão exaustos e você pode ajudar a eles, a você mesmo e toda a população a vencermos esta batalha!”, enfatiza do epidemiologista do HCFAMEMA.