O docente e chefe da disciplina de Genética da FAMEMA, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, que também é o biomédico geneticista responsável pelos Laboratórios de Citogenética e de Diagnóstico de Covid-19 do HCFAMEMA, está participando ativamente no planejamento e construção do projeto que foi lançado nesta segunda-feira, dia 21 de junho, em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado do Paraná. O “Vale do Genoma” é um Ecossistema de Inovação voltado para a saúde e pesquisa genética.
Na prática, a iniciativa consiste na estruturação de um ecossistema de inovação inédito de genômica e inteligência artificial aplicada à saúde, com foco na geração de negócios entre startups e outras empresas, contemplando também as áreas da agricultura e agropecuária. O intuito é desenvolver soluções inovadoras, considerando tendências tecnológicas e conhecimento científico, mediante a participação de pesquisadores e membros da comunidade acadêmica.
“Estou participando ativamente da construção e do planejamento estratégico de implantação do Projeto Vale do Genoma, que certamente representará um ecossistema de inovação ímpar não só no Estado do Paraná como no Brasil e no mundo com o intuito da formação de uma ação efetiva e conjunta entre o poder público, iniciativa privada, instituições de pesquisa e comunidade. Venho representando a FAMEMA nessa inserção”, comenta o Prof. Dr. Spencer Payão.
O Ecossistema de Inovação Vale do Genoma também terá a constituição de um fundo de investimentos para apoiar o desenvolvimento de empresas. Duas empresas já irão aportar o capital inicial para esse fundo, os grupos Repinho e Jacto.
Cerca de 200 pesquisadores e 14 instituições de ensino superior (incluindo a FAMEMA) integram a Rede de Estudos Genômicos do Paraná, posicionando o Estado como uma referência na pesquisa genética. Os pesquisadores desenvolvem metodologias de análise em escala genômica aplicadas ao diagnóstico de doenças genéticas, em especial as doenças oncológicas.