O Hemocentro de Marília, coordenado pelo Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA , parabeniza o apoio oferecido pelos alunos do Senac Instituto Ana Neri, Escola Técnica Estadual Antônio Devisate e pelos soldados do 37º Batalhão de Infantaria Leve (37º BIL) de Lins (SP). Os dois grupos de doadores voluntários contribuíram substancialmente para amenizar o baixo estoque de sangue existente na Instituição. O departamento é referência no fornecimento de hemoderivados para pacientes em tratamento ou cirurgia de 110 cidades da região.
Entretanto, a queda de até 20% no fluxo de doadores voluntários assíduos (aqueles que se voluntariam periodicamente, de três a quatro vezes ao ano), provocado pela pandemia do novo coronavírus, vem exigindo a contribuição cada vez maior de doadores voluntários esporádicos ou inaugurais. “O bom de grupos como estes se voluntariarem é que conseguem atrair a adesão de voluntários que doam pela primeira vez, inaugurando seu compromisso de cidadão, de ajudar a salvar a vida de desconhecidos”, declarou a diretora técnica do DASHEMO, Dra. Doralice Marvulle Tan.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil apenas 1,9% da população se voluntaria a doar sangue. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que se deve ter de 3% a 5% de doadores em relação ao total da população para se garantir o suprimento adequado de hemoderivados para uso na saúde pública.
Os grupos foram organizados com a contribuição de campanhas permanentes de incentivo à doação. Os alunos do Senac foram convidados pela Chefia de Gabinete da Superintendência do HCFAMEMA e os soldados pela campanha da Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com a Pau Brasil Decor: “Seu Sangue é o Tipo Ideal, Doe!”.
A Dra. Doralice explica que a necessidade de sangue para o atendimento a pacientes de toda a região é permanente. “Por isso o nosso pedido incessante e nosso compromisso diário de orientar e incentivar toda a sociedade a se conscientizar que a doação de sangue é um papel social a se incorporar ao hábito e ao cotidiano de todo cidadão. Estando na idade permitida e com saúde, doe sangue. Faz bem à saúde, é seguro e ajuda a salvar até quatro vidas em cada doação”, destacou a diretora.
Para doar, em grupo ou de forma individual, pela primeira vez ou após o período de resguardo, basta comparecer no Hemocentro ou agendar horário pelo telefone. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 13h, exceto em feriados. O endereço fica na Rua Lourival Freire, 240, Bairro Fragata, Marília. O telefone é (14) 3434-2541.