O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA e a Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA realizaram a 6ª Edição da Semana da Saúde e Meio Ambiente, uma iniciativa do Núcleo de Apoio a Comunidade (NUAC) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A Semana tem por objetivo convidar os colaboradores e a comunidade em geral a refletir sobre a estreita relação do meio ambiente com a saúde da população, estimulando todos a promover práticas saudáveis de preservação e higiene.
Durante a semana serão realizadas ações como a revitalização do Espaço S – localizado na esquina entre as Ruas Aziz Atallah e Reinaldo Machado -, no Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade (DASAC), com plantio de mudas cedidas pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a pintura da arena com tintas doadas pela empresa União de Tintas.
Haverá também orientações sobre o tema com a Professora Doutora Luciamare Perinetti, farmacêutica/bioquímica e docente da Disciplina de Parasitologia da FAMEMA, além de informações sobre as ações de sustentabilidade já implantadas e que estão sendo planejadas no HCFAMEMA.
Luciamare explica que atitudes negativas como descarte incorreto de lixo, falta de saneamento básico e acúmulo de lixo orgânico propiciam que o meio ambiente se torne receptivo a agentes infecciosos e parasitários causadores de doença aos homens.
“Dentre as doenças, podemos citar as arboviroses, como Dengue, Zika, Chicungunya e febre amarela transmitida pelo mosquito Aedes egytpi. Temos também a leishmaniose visceral, transmitida pelo mosquito palha e a leptospirose transmitida pela urina de ratos. Desta forma, pequenas ações no nosso hábito diário podem minimizar a transmissão destas e outras doenças”, explica a professora.
Desde janeiro de 2021, o Departamento de Infraestrutura e Logística, representado pela Gerência de Hotelaria e Transporte, vem se reunindo junto a Superintendência do HCFAMEMA no intuito de discutir ideias e traçar metas para a criação do HCVERDE, um projeto de sustentabilidade. “Temos uma proposta de conscientização de nossos colaboradores, envolvendo a saúde do trabalhador e do paciente, em assuntos como gerenciamento de resíduos, economia de energia, uso racional da água, incentivo a prática de esporte, cultivo de horta sustentável, uso dos restos de alimentos, criação de compostagem e a utilização de meios de locomoção limpo, como, por exemplo, a bicicleta”, disse o diretor técnico da Gerência de Hotelaria e Transporte, Roger Marcelo Mesquita da Silva.
A FAMEMA, por sua vez, vem promovendo ações de plantio no entorno da instituição. Foram plantadas 25 mudas de árvores da espécie Oiti no estacionamento do Carmelo e em área anexa a parede externa da diretoria também no Carmelo. Uma ação do setor de zeladoria da FAMEMA. “Temos espécies frutíferas também, de limão, goiaba, amora, maracujá, ameixa e pitanga”, descreve o Encarregado Administrativo do Setor de Zeladoria, Silas de Oliveira Rodrigues.