A segunda edição da campanha “Esporte pela Vida”, elaborada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), está convidando os atletas e paratletas de Marília para doar sangue ao Hemocentro de Marília até o dia 14 de maio. A Prefeitura de Marília tem três mil atletas cadastrados em 27 modalidades esportivas. A campanha lançada no dia 19 de abril, na semana passada, já atraiu grande adesão. A doação pode ser feita das 7h às 13h, de segunda a sábado, na Rua Lourival Freire, 240. O agendamento é pelo telefone (14) 3434-2541.
Durante a semana passada diversos atletas compareceram ao banco de sangue para se voluntariar como doador. Entre eles, as atletas das equipes femininas de futebol de salão (Futsal) e handebol da SELJ (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude).
O Hemocentro de Marília, coordenado pelo Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, agradece a iniciativa e reforça o convite a todos, atletas ou não, para que sejam doadores de sangue. Cada doador pode ajudar até quatro vidas. Todos os tipos sanguíneos são necessários.
Podem doar sangue pessoas em bom estado de saúde, entre 16 e 69 anos, e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.