O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA implantou nesta semana o software “Kardex”, um sistema automatizado capaz de monitorar em tempo real o estoque de medicamentos e insumos, garantindo assim maior segurança no controle dos estoques e melhoria no cuidado ao paciente.
O programa, criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do hospital, para ser utilizado pela Gerência de Suprimento e Abastecimento do Departamento de Infraestrutura e Logística (DIL), calcula até quando irão durar os estoques, emite alerta do momento certo para se fazer a recompra e sugere as quantidades a serem adquiridas.
Batizado de “Kardex” – nome de um antigo sistema de arquivo com fichas em armários – cujo método era muito utilizado para organizar o inventário, estoque, armazéns e até fichas de pacientes em hospitais no passado.
“O objetivo é otimizar os estoques e garantir a continuidade do cuidado aos pacientes do HCFAMEMA. A grande quantidade de atendimentos realizados pelo HCFAMEMA gera um gigantesco volume de dados. Nesse sentido, o uso da Tecnologia da Informação traz ganhos consideráveis em precisão e agilidade ao abastecimento”, declarou o diretor técnico do DTI, Nelson Júlio de Oliveira Miranda.
Segundo ele, toda sua equipe se empenhou em desenvolver um software capaz de cruzar centenas de dados, de atendimentos, de prescrições, de retirada de insumos, com apoio direto da Central de Serviços, com o levantamento dos requisitos, o Núcleo de Desenvolvimento de Projetos, na implementação da solução, e a área de Servidores e Rede, na instalação e configuração do sistema.