O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA vai colocar 10 novos leitos de UTI COVID em operação nesta sexta-feira, dia 5 de março. Com isso, o hospital passa a ter 40 leitos de UTI COVID Adulto.
O aumento determinado e anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo no final de janeiro exigiu a contratação de novos profissionais, locação de mais equipamentos e reorganização dos espaços de atendimento.
Os 10 novos leitos de UTI COVID vão ser custeados pelo Governo do Estado. Para serem abertos foi preciso contratar 7 médicos, 4 enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, 4 auxiliares de serviços gerais e 4 fisioterapeutas. O processo de seleção e contratação começou no mesmo dia em que o HCFAMEMA recebeu a notificação para a ampliação da UTI COVID Adulto, em 26 de janeiro.
Para esta ampliação foi necessário também a locação de equipamentos e aparelhos de apoio aos leitos de UTI-COVID, como 10 respiradores pulmonares, 5 monitores de parâmetros e 36 bombas de infusão. Os últimos equipamentos necessários chegaram hoje, quinta-feira, dia 4 de março, viabilizando então a abertura dos novos leitos.
Com os novos leitos, o HCFAMEMA passa a oferecer 90 vagas para pacientes com COVID, sendo 40 para UTI Adulto, 2 para UTI Pediátrica, 40 para Enfermaria Adulto e 8 para Enfermaria Pediátrica. Nesta quinta-feira, recebiam assistência 47 pacientes, sendo 30 na UTI Adulto, 16 na Enfermaria Adulto e 1 na Enfermaria Pediátrica.
O HCFAMEMA é a referência da Diretoria Regional de Saúde de Marília (DRS-9) para o atendimento a pacientes com COVID que vem de 62 municípios, com aproximadamente 1,2 milhão de vidas.
“Eu gostaria de agradecer ao Governador João Doria, à Secretaria Estadual de Saúde, ao Secretário Marcos Vinholi, ao Deputado Vinícius Camarinha, que contribuíram para viabilizar a implantação destes novos leitos”, declarou a Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio.