O Laboratório de Controle da Qualidade de Hemocomponentes do Hemocentro de Marília, coordenado pelo Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO), recebeu no dia 21 de janeiro o Certificado de Proficiência em Hemoterapia emitido pelo provedor acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/INMETRO), e habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (ANVISA/Reblas), ControlLab.
O Certificado é o reconhecimento por mais um ano de participação ativa e emérita no Ensaio de Proficiência e faz jus ao seu desempenho e responsabilidade na condução de cada ensaio para análise dos parâmetros da qualidade exigidos pela Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde, em relação aos Hemocomponentes produzidos.
Além do certificado de proficiência, em reconhecimento à sua preocupação com a qualidade dos seus serviços, o Hemocentro também recebeu o selo 2020 para adicionar no certificado de participação de hemoterapia encaminhado ao laboratório em 2019.
Nos próximos dois anos receberá apenas os selos correspondentes à sua participação para completar o histórico do certificado e no final deste período um novo certificado será enviado. Para isso, é necessário que o seu laboratório certifique-se continuamente no Ensaio de Proficiência de Hemoterapia.
“Certos de estarmos contribuindo para a consolidação de um ambiente de excelência em qualidade, aproveitamos a oportunidade e parabenizamos toda a sua equipe por estas conquistas”, disse Marcio Biasoli, presidente da ControlLab. A ControlLab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009.
“O nosso sucesso é explicado pela qualidade da nossa equipe. Seria impossível chegar aonde chegamos hoje sem o trabalho, o comprometimento e o esforço de cada um!”, descreve a Responsável Técnica pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Hemocomponentes, a Biomédica Andréa Furlanetto.