O Núcleo de Zeladoria e Segurança da Gerência de Hotelaria e Transporte do Departamento de Infraestrutura e Logística (DIL) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA realizou no dia 10 de fevereiro um treinamento para capacitação e aperfeiçoamento dos porteiros de toda a Instituição, que envolve as diversas portarias de acesso das cinco unidades prediais. Eles aprenderam como manipular adequadamente os cilindros para gases hospitalares. São eles os responsáveis pela reposição do produto quando necessário.
Os gases medicinais são usados para fins terapêuticos, sendo inestimáveis nas diversas áreas da medicina. Como os medicamentos, eles são utilizados com o objetivo, por exemplo, de ventilar, oxigenar ou até mesmo anestesiar a dor de um paciente. “Os profissionais da Zeladoria são responsáveis pela troca, quando necessária, dos cilindros de gases hospitalares. Por isso precisam saber manusear e identificar adequadamente para se fazer a reposição sem riscos de erro ou de acidentes de trabalho, pois os cilindros são pesados e podem provocar lesões ou esmagaduras se não forem manipulados adequadamente”, declarou o diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística, Márcio Freitas. A elaboração da capacitação envolveu também o chefe do Núcleo de Zeladoria, Marcos Correia da Silva.
Conheça alguns gases hospitalares, como o Nitrogênio, que é usado em várias misturas, e também para o funcionamento de equipamentos, como sua fonte de energia. Em certa temperatura, o nitrogênio também funciona como elemento de preservação de materiais. Já o Óxido Nitroso, também conhecido como gás hilariante, é amplamente utilizado como analgésico e anestésico. O Oxigênio é usado em casos de sufocamento, ataque cardíaco, tratamento de problemas respiratórios e diversos outros processos, além de como anestesia. Já o Ar medicinal, encontrado na forma da combinação de oxigênio e nitrogênio, é usado para conduzir medicamentos por meio da inalação, e é mais utilizado em UTIs.